Dados do Trabalho
Título
PRECEPTORIA DO ENFERMEIRO NO CME DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO
Introdução
O preceptor precisa reconhecer em si a importância do papel que irá desempenhar mediante a formação do aluno, tanto o residente quanto o graduando. Desta maneira, seu compromisso é prezar pela evolução deste futuro profissional, levando em consideração a princípio os objetivos dos cursos e as atividades que são fundamentais na área de desenvolvimento.
Objetivo
Objetivamos analisar a importância do enfermeiro preceptor na formação dos acadêmicos, incentivando a autonomia e liderança para tomada de decisões no Centro de Material Estéril baseado nas boas práticas.
Método
Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem do tipo qualitativa, tendo como público-alvo enfermeiros assistenciais do Centro de Material Estéril e acadêmicos em estágio. O hospital universitário, onde se desenvolveu esta pesquisa, possui 277 leitos, dois centros cirúrgicos, um geral com 10 salas e um obstétrico com 03 salas. A coleta de dados ocorreu através de preceptores que atuam no Centro de Material Estéril, com reuniões semanais para apresentar o papel do enfermeiro.
Resultados
Os resultados evidenciaram que os estagiários de enfermagem pouco se interessam pelo setor onde ocorreu a pesquisa; os hospitais precisam criar maiores oportunidades para que graduandos tenham mais experiências no Centro de Material Estéril; o papel da preceptoria nesse setor é muito relevante, pois os acadêmicos recebem os conhecimentos necessários para uma atuação de excelência no hospital; o preceptor age como um elemento de mediação mostrando o mundo da teoria e o da prática.
Conclusões
Conclui-se que o preceptor pode e deve desenvolver as competências de maneira progressiva e mediante a sua própria prática poderá auxiliar na construção dos saberes e competências dos acadêmicos para que saibam como agir nas situações mais variadas, mas para que isso aconteça, é necessária uma verdadeira prática pedagógica uma relação firmada nas experiências vividas diariamente de maneira distinta com os preceptores, os seus mediadores no processo de ensino e de aprendizagem e, acima de tudo no processo de conhecer e se interessar pelo setor pesquisado.
Palavras-chave
Departamentos Hospitalares. Preceptoria. Estudantes de Enfermagem.
Referências
Freitas, MF. Existe diferença em ser professor ou preceptor nos cursos de graduação da saúde? Encontro mineiro sobre investigação na escola. Minas Gerais 2015. Acessado em 01 Jul 2023. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n2/1981-5271-rbem-39-2-0316.pdf.
Santos, SVM; Ribeiro, ME; Motta, ALC; Silva, LJA; Resck, ZMR. Terra FS. Construção do saber em enfermagem: uma abordagem reflexiva teórica e metodológica para a formação do enfermeiro. Rev Enferm UFPE. 2016. Acessado em 01 Jul 2023. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n2/1981-5271-rbem-39-2-0316.pdf.
Minayo, MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
Área
Outros
Categoria
Enfoque científico
Autores
Miriam Guerra dos Santos Silva, Júlio César Silva de Andrade, Rafael Brandão da Silva, Geane Estevam da Silva, Gabriela Assis