Dados do Trabalho
Título
OCORRENCIA DE EVENTOS ADVERSOS EM CENTROS CIRURGICOS DA REGIAO CENTRO-OESTE DO BRASIL
Introdução
os procedimentos cirúrgicos são considerados uma ferramenta terapêutica de extrema importância para a assistência à saúde, tendo como principal objetivo a redução de incapacidades, bem como o risco de morte. Apesar de seus benefícios, diante de sua complexidade, os procedimentos cirúrgicos podem ocasionar em incidentes chamados de eventos adversos (EA).
Objetivo
analisar a ocorrência de eventos EA durante procedimentos cirúrgicos na região centro-oeste do Brasil.
Método
estudo transversal de caráter quantitativo utilizando dados secundários obtidos no Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (NOTIVISA). Foram coletados os registros de notificações de EA durante procedimento cirúrgico no período que compreende março de 2015 a julho de 2023 na região Centro-oeste do Brasil. Os dados foram tabulados utilizando o Microsof Excel e, posteriormente, analisados estatisticamente e apresentados em frequências absoluta e relativa.
Resultados
constatou-se a ocorrência de 288 incidentes classificados como eventos adversos relacionados à assistência cirúrgica, dos quais, destacam-se a lesão de órgão durante a cirurgia (40,1%), hemorragia após a cirurgia (19,0%), abertura involuntária da ferida operatória (deiscência) (15,1%) e retenção não intencional de corpo estranho em um paciente após a cirurgia (12,7%). O ano que mais gerou notificações foi 2022 (21,5%) seguido de 2018 (16,3%) e 2019 (14,9%). De acordo com o grau do dano foram representados por moderados (46,1%), leve (27,4%) e grave (17,0%). Já o ano que notificou mais incidentes graves foi 2022 (3,1%), e óbito foi mais expressivo no de 2018 (2,8%).
Conclusões
a ocorrência de EAs representa condições que podem resultar em danos graves aos pacientes, incluindo o óbito. Deste modo, diante dos impactos apresentados e considerando a sua evitabilidade, faz-se necessário o incentivo da cultura da segurança cirúrgica em todas as instituições com os profissionais envolvidos nos procedimentos cirúrgicos, a fim de minimizar as ocorrências de EA.
Palavras-chave
Centros Cirúrgicos; Procedimentos Cirúrgicos Operatórios; Evento Adverso.
Referências
1- World Health Organization.World alliance for patient safety. The second Global Patient safety challenge. Safe surgery saves lives. Geneva; 2008. [cited 2023 Ago, 05]. Available from: http://apps.who.int/iris/handle/10665/70080
Área
Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Giovana Barros de Jesus, Estela Tavares Crescêncio, Andréa Cristina da Fonseca Dias, Pamela Manoela de Freitas Silva , Lívia Cristina de Resende Izidoro, Berendina Elsina Bouwman, Helio Ranes de Menezes Filho