Dados do Trabalho
Título
UTILIZAÇAO DA ESCOLA FILOSOFICA ESTOICISMO COMO FERRAMENTA DE GESTAO NO BLOCO OPERATORIO
Introdução
Os inúmeros desafios do dia a dia de um bloco operatório podem ser muito desgastantes para a gestão. Mesmo com a excelência no planejamento e com um provisionamento adequado dos recursos, os imprevistos sempre acontecem. Esses eventos, somados aos desafios naturais da profissão podem gerar cargas elevadas de estresse que podem trazer graves consequências aos trabalhadores da enfermagem. O estoicismo pode ser uma importante ferramenta para organizar o pensamento dos líderes de forma a obter maior assertividade nas suas intervenções e ao mesmo tempo trazer a tranquilidade emocional tão necessária aos colaboradores nos nossos dias.
Objetivo
Descrever o relato de experiência realizado em um hospital universitário a cerca da utilização do estoicismo como ferramenta de gestão.
Método
Trabalho do tipo relato de experiência realizado no ano de 2023, em um hospital universitário da cidade de Campinas-SP, evolvendo a equipe de liderança do bloco operatório.
Resultados
Nos momentos de crise, há uma exigência de que o líder precisa de sabedoria para lidar com os aspectos negativos. Aqueles que são capazes de reagir sabiamente às adversidades são mais propensos a vencer e o estoicismo valoriza essa resiliência. Três grandes nomes são frequentemente mencionados por contribuírem para o avanço e aprofundamento da filosofia estóica: Epicteto, Sêneca e Marco Aurélio. Cada um deles adicionou a sua própria perspectiva, ajudando a moldar a escola filosófica ao longo do tempo1. “Não é o que acontece com você, mas é como você reage que importa”2. Essa frase estóica nos remete ao pensamento de como a resiliência do enfermeiro do bloco operatório pode ser determinante para o desfecho positivo de uma situação de crise, assim como para a sua própria saúde mental. Baseado nesse e em outros conhecimentos filosóficos, mudamos nossa forma de agir frente a muitas situações. Como exemplo, passamos a classifica-las em dois aspectos (dicotomia do controle): Questões que podemos controlar e as que não podemos. Começamos a utilizar essa classificação como norteadora da nossa dedicação. Nossos esforços foram direcionados plenamente às intervenções que são de nosso controle. O desgaste com questões que não são da nossa governança passou a não ter nossa atenção plena. Para cultivar esse entendimento e divulgar esses conhecimentos, utilizamos parte do tempo de nossas reuniões semanais para leitura e reflexão de pequenos textos e vídeos curtos dessa temática. Em poucas semanas, pelo êxito obtido no bom clima da equipe frente aos problemas cotidianos, vimos o interesse pelo assunto crescer entre os enfermeiros. Muitos passaram a ser estudiosos da filosofia, tendo como guias de imersão esses autores aqui mencionados. Também os vimos como importantes multiplicadores. Em apenas alguns meses desse trabalho, vimos uma mudança muito significativa no comportamento dos enfermeiros. É perceptível que a forma e a maturidade que eles enfrentam as adversidades tem criado um ambiente muito mais saudável e amistoso.
Conclusões
Cultivar virtudes estoicas ajuda a promover uma cultura mais ética, pois elas incentivam os funcionários a serem mais conscientes de suas ações e a trabalharem juntos para alcançar metas comuns. A liderança em enfermagem é uma tarefa que exige disciplina, resiliência e atitude para alcançar resultados efetivos. Nesse sentido, o estoicismo pode ser utilizado como uma ferramenta aliada para aprimorar e desenvolver essas características.
Palavras-chave
Filosofia; Gestão; Enfermagem; Estoicismo; Centro cirúrgico.
Referências
1. Zanetta Cristiano. O estoicismo pode ser a sua ferramenta de liderança.Exame.com, 2023. [acesso em: 07 Ago. 2023]; Disponivel em:
https://exame.com/bussola/o-estoicismo-pode-ser-a-sua-ferramenta-de-lideranca/
2. EPICTETO. Manual de Epicteto: a arte de viver melhor. Trad.: Edson Bini. 1 ed. São Paulo: Edipro, 2021.
Área
Gestão
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Júlio César Costa, Ana Luiza Ferreira Meres, Mayara Marques Torres de Jesus, Ketlen Henara Macedo Guadagnim, Larissa Bueno Pimentel Sabetta Techio, Marcela Pinheiro Barbosa Lourenço