Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇÃO DE RECURSO DE MÍDIA PARA CENTRO CIRÚRGICO E CME: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Com as inumeras exigências durante o processo de trabalho da equipe de enferamgem no CentroCirúrgico (CC), a troca informações são esseciais para uma assistência integral ao paciente voltada sempre para a segurança do paciente. Sendo necessario planejamento, educação e treinamento da equipe. Assim a transmissão de informações pode ser realizada por meio de midias impressas, audio visuais, dinâmica de grupo que facilitam a propagação das informações (Oliveira MAN, 2016).
O uso de meios do jornal como um meio de comunicação entre as equipes de enfermagem do dnetro cirurgico e central de material e esterilização se constitui em um valiozo instrumentos facilitador da troca de informações e aquisição do conhecimento que visa divulgar o cuidado de enfermagem ao paciente no centro cirúrgico (CC) (Vigeant D, Lefebvre H, Reidy M., 2008).

Objetivo

Relatar a experiência da produção de um recurso de mídia (jornal impresso) sobre o centro cirúrgico e central de material e esterilização (CME) desenvolvidos pelos enfermeiros assistenciais de um hospital privado de Belém do Pará.

Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, tipo relato de experiência, que busca relatar a produção de um recurso de mídia (jornal impresso) sobre o centro cirúrgico e central de material e esterilização (CME) que foi realizado em um centro cirúrgico e central de material e esterilização de um hospital privado da cidade de Belém do Pará, no período de fevereiro a abril de 2023. A realização do jornal se deu através de 04 etapas: 1ª etapa: Criação do grupo de trabalho, composto por enfermeiros atuantes no centro cirúrgico e CME. 2ª etapa: Realização de reuniões com os enfermeiros, para discussão das temáticas, responsabilidades e prazos para realização. 3ª etapa: Se deu por meio de pesquisas bibliográficas de artigos disponíveis nas bases de dados e por meio de instrumentos como livros didáticos e manuais/protocolos sobre as diversas temáticas abordadas. 4ª etapa: Elaboração e impressão do jornal físico e digital, posteriormente distribuído in loco no CC e CME.

Conclusões

A utilização do jornal como meio de comunicação entre os profissionais de enfermagem se destaca pelo caráter inovador. A elaboração do recurso de mídia é um instrumento que visa divulgar o cuidado de enfermagem ao paciente no centro cirúrgico (CC), apresenta-se também como uma importante alternativa para os profissionais que queiram divulgar suas experiências sobre a área. O jornal permitiu temas relevantes como segurança do paciente, cirurgia segura, cuidados com os instrumentais entre outros temas que nos possibilitou evidenciar a redução dos incidentes de eventos adversos por meio dos indicadores em saúde. Deste modo, com a implementação do jornal podemos evidenciar o fortalecimento das boas praticas e também fomentar o interesse dos leitores a pesquisas, necessidades de capacitação profissional nestas áreas que são vitais para os serviços de saúde.

Palavras-chaves

Educação em Enfermagem; Mídia Audiovisual; Segurança do Paciente

Referências

Oliveira MAN. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev Bras Enferm [Internet]. 2007Sep;60(5):585–9. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000500019
Vigeant D, Lefebvre H, Reidy M. The use of video as a pedagogic tool for the training of perioperative nurses: a literature review. Can Oper Room Nurs J. 2008 Mar;26(1):8-9, 14-5, 17-20. PMID: 18444471.

Área

Inovações em educação

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Amanda Caroline Cardoso Gonçalves, Robson Pantoja Portilho, Vanessa Kimie Nakata Da Silva, TANIA LUCIANA OLIVEIRA FIGUEIREDO, Cristian Clessia Ferreira Da Gama, Aldenora Gonçalves Monteiro, Lucas Eduardo Das Neves Barros