Dados do Trabalho


Título

Protocolo para processamento de produtos para Saúde dos pacientes alérgicos ao látex: relato de experiência

Introdução

O látex é uma substância comumente encontrada em Produtos Para a Saúde (PPS), como luvas, cateteres e dispositivos médicos. A alergia ao látex teve um aumento considerável nos últimos 30 anos, podendo desencadear reações graves como choque anafilático, problemática esta que trouxe para a enfermagem perioperatória da Central de material e Esterilização, a necessidade de padronização das medidas de biossegurança adotadas durante todo o processamento de PPS destinados a esses pacientes, contribuindo com a prevenção da ocorrência de eventos adversos. Este relato de experiência justifica-se por mostrar a importância da participação de toda a equipe envolvida neste processo e consequentemente na prestação de uma assistência de enfermagem segura aos pacientes. Busca-se responder o problema: Quais são os desafios encontrados para o processamento de PPS, passíveis de processamento na Central de Material e Esterilização, destinados ao atendimento dos pacientes com risco de desenvolver hipersensibilidade ao látex?

Objetivo

Relatar o processo de construção de um instrumento padronizado, Procedimento Operacional Padrão destinado aos pacientes com risco para o desenvolvimento de Hipersensibilidade ao látex no transoperatório.

Método

O presente trabalho é um relato de experiência dos enfermeiros da Central de Material e Esterilização de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Durante a construção de um Procedimento Operacional Padrão para o processamento dos produtos para a saúde destinados aos pacientes com risco de desenvolverem hipersensibilidade ao látex no transoperatório, no qual foi elaborado um plano de ação utilizando as ferramentas Diagrama de Ishikawa e 5W2H para gestão de problemas relacionados ao preparo desses produto.

Discussão e Conclusões

Durante um “brainstorming” com os enfermeiros junto à coordenação do referido setor foi possível elencar algumas barreiras para o processamento de instrumentais cirúrgicos livres de látex: ausência de um padrão na execução dos profissionais, ruídos de comunicação em relação à prática. A partir disso iniciou-se o processo de construção do Procedimento Operacional Padrão.

Conclusões

Com a implementação do plano de ação utilizando as ferramentas mencionadas foi possível identificar os problemas relacionados ao processamento de Produtos Para a Saúde destinados aos pacientes com risco de desenvolver hipersensibilidade ao látex no transoperatório, e a solução encontrada foi baseada na experiência adquirida ao longo dos processos e serviços dentro da instituição, através dos Procedimentos Operacionais Padrões já existentes e com a utilização de boas práticas, foi possível o desenvolvimento protocolos voltados para o processamento dos produtos para a saúde destinados aos pacientes com risco de desenvolver hipersensibilidade ao látex no transoperatório.

Palavras-chaves

Hipersensibilidade ao Látex; Enfermagem Perioperatória; Esterilização.

Referências

1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 15, de 15 de março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde 15 mar 2012.

2. Galdino SV, Reis ÉMB, Santos CB, Soares FP, Lima FS, Caldas JG, et al. Quality tools in management of health services: literature review integrative. Rev Gest Saúde [Internet]. 2016 [cited 2022 Apr 11];7(suppl 1):1023-57. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/ article/view/3569/3252

3. Kevin J. Kelly, MD. Anafilaxia perioperatória após inserção de dreno de látex em paciente com alergia conhecida ao látex.Agency for Healtcare Research and Quality (AHRQ). 2022. Disponível em: https://psnet.ahrq.gov/web-mm/perioperative-anaphylaxis-after-insertion-latex-drain-patient-known-latex-allergy. Acessado em 07 de ago 2023.

Área

Segurança do paciente

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Fernanda Dolores Pinto, Fernanda Corrêa de Sá, Aracy Rejane dos Santos Leite, Débora de Albuquerque Brito dos Santos, Juliane da Silva Ferreira