Dados do Trabalho


Título

OS NOVE CERTOS NO SIGN OUT: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS SEGURAS NO PERIOPERATÓRIO

Introdução

Estima-se que 234 milhões de cirurgias sejam realizadas no mundo. Isso significa que uma a cada 25 pessoas serão submetidas a uma operação e a todos os seus riscos. Ainda, dados apontam que sete milhões de pacientes que sofreram complicações pós-operatórias, um milhão evoluem para óbito e aproximadamente metade dessas complicações são potencialmente evitáveis(1). A enfermagem perioperatória é protagonista na incorporação de estratégias que promovam práticas seguras na assistência. Logo, concentrando-se na consciência cirúrgica em advogar a favor da segurança do paciente para prevenir complicações e minimizar os riscos vinculados ao caráter terapêutico heterogêneo(2). Em paralelo, cria-se em 2004 a World Alliance for Patient Safety, com o objetivo de padronizar conceitos e definições sobre segurança do paciente. Ao propor a utilização de listas de verificação em três momentos cruciais do procedimento cirúrgico: antes da incisão cirúrgica, durante a cirurgia e antes do paciente deixar a sala de cirurgia.

Objetivo

Descrever a experiência da construção e implementação dos nove certos no Sign Out na assistência perioperatória.

Método

Relato de experiência, com caráter exploratório-descritivo, baseado na construção e implementação dos nove certos no Sign Out na assistência perioperatória. Essa atividade ocorreu em meados de outubro e novembro de 2022. Foi proposta pela Residência de Enfermagem Perioperatória da Universidade Estadual de Londrina em parceria aos interesses de gestão do centro cirúrgico do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. É um hospital terciário, referência para 250 municípios do Paraná e de mais 100 cidades de outros estados. Atende as mais diversas especialidades cirúrgicas com destaque para traumatologia, ortopedia, obstetrícia (gestação alto risco) e queimados.

Discussão e Conclusões

A construção do recurso didático foi inspirado nos nove certos na administração de medicamentos, analogicamente representado pelos 1. Identificação do paciente certo; 2. Procedimento com ou sem uso de OPME certo; 3. Contagem de instrumentais, compressas e agulhas certa; 4. Identificação da amostra/anátomo patológica certa; 5. Comunicação de problemas em materiais e equipamentos certa; 6. Revisão das medidas para recuperação pós-operatória certa; 7. Identificação dos dispositivos e curativos certa; 8. Registro de enfermagem completo certo; e 9. Dupla checagem com a presença do enfermeiro certa (3). Esta estratégia foi realizada no formato de instruções de serviço, apresentada aos colaboradores por meio de ações de educação em serviço em sala operatória. Foi realizada explanação teórico-prático em duplas amparada no recurso didático desenvolvido no software Canva. Aplicado no formato digital a respeito do protocolo de cirurgia segura, com ênfase nas ações destinadas ao momento em que antecede ao paciente deixar a sala de cirurgia. O folheto digital “nove certos no Sign Out’’ permitiu compartilhamento rápido, eficaz e de baixo custo entre os colaboradores. Bem como, possibilitou sensibilizar sobre as barreiras no processo para captação de possíveis falhas e conhecer os passos críticos para garantir a segurança ao paciente cirúrgico(1.2). Consequentemente, sendo perceptível o aprimoramento do processo de trabalho em prol da qualidade assistencial. Ao todo participaram do treinamento aproximadamente 40 funcionários, cabe salientar que esta instrução de serviço foi compartilhada com a equipe de cirurgiões e anestesiologistas.

Conclusões

Os “nove certos no Sign Out’’ foi uma estratégia promissora ao propiciar a incorporação de rotinas de verificação sistematizadas, alertando a equipe aos fatores de maior criticidade no percurso perioperatório.

Palavras-chaves

Segurança do Paciente. Lista de Checagem. Enfermagem Perioperatória.

Referências

Haynes AB, Weiser TG, Berry WR, Lipsitz SR, Breizat AH, Dellinger EP, Herbosa T, Joseph S, Kibatala PL, Lapitan MC, Merry AF, Moorthy K, Reznick RK, Taylor B, Gawande AA; Safe Surgery Saves Lives Study Group. A surgical safety checklist to reduce morbidity and mortality in a global population. N Engl J Med. 2009 Jan 29;360(5):491-9. doi: 10.1056/NEJMsa0810119. Epub 2009 Jan 14. PMID: 19144931.

Quintana, D. (2022), Surgical Conscience: A Concept Analysis for Perioperative Nurses. AORN J, 116: 533-546. https://doi-org.ez67.periodicos.capes.gov.br/10.1002/aorn.13827

Koyama AK, Maddox CS, Li L, Bucknall T, Westbrook JI. Effectiveness of double checking to reduce medication administration errors: a systematic review. BMJ Qual Saf. 2020 Jul;29(7):595-603. doi: 10.1136/bmjqs-2019-009552. Epub 2019 Aug 7. PMID: 31391315; PMCID: PMC7362775.

Área

Segurança do paciente

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Samia Hussein Barakat , Marcos Eduardo Alves dos Santos, Karine Silva de Oliveira, Viviane Godoy Galhardo, Valéria Pais de Oliveira, Stéfany Vareschi Torezan, Flávia Regina Nakamura