Dados do Trabalho


Título

Gerenciamento de fluxo entre Sala de Recuperação Pós-Anestésica e Bloco Cirúrgico utilizando painel eletrônico

Introdução

A transferência de pacientes entre Unidade de Bloco Cirúrgico (UBC) e Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) é uma etapa crítica no processo de cuidados perioperatórios. O fluxo eficaz entre essas unidades é de extrema importância para segurança dos processos de trabalho desenvolvidos, qualidade de atendimento aos pacientes e otimização dos recursos hospitalares. A transferência de cuidado desempenha um papel crucial na determinação do plano de cuidados do paciente, sendo necessário escolher ou desenvolver um modelo de transferência adaptado à assistência prestada na SRPA e às suas características estruturais1. Nesse cenário, a utilização de tecnologias que facilitem a atuação dos profissionais e/ou desoneram a carga de trabalho são desejáveis2. Sendo assim, cabe a gestão do centro cirúrgico buscar ferramentas que melhorem a eficiência desse sistema de gerenciamento da assistência de enfermagem perioperatória.

Objetivo

Relatar a experiência de criação de um painel eletrônico para gerenciamento de fluxo entre Unidade de Bloco Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-Anestésica.

Método

Relato da experiência dos enfermeiros da SRPA, com apoio de engenheiro de produção do serviço de qualidade institucional, na criação de um painel eletrônico para gerenciar o fluxo entre UBC e SRPA de uma instituição pública, de nível terciário e grande porte.

Discussão e Conclusões

Ao planejar a transferência da área cirúrgica para uma nova área física institucional compartimentada em diferentes setores, observou-se a necessidade de desenvolver uma ferramenta para auxiliar no processo de gerenciamento de fluxo de pacientes entre essas áreas. Assim, com apoio do Serviço de Engenharia de produção, foi criado um painel eletrônico configurado para alimentação contínua com acesso múltiplo, com o objetivo de facilitar a solicitação da transferência do paciente, contendo informações relacionadas às suas condições clínicas, procedimento realizado e necessidade de cuidados pós-operatórios. Dessa forma, o instrumento permite que a solicitação de vaga para alocar o paciente na SRPA seja acompanhada de informações relevantes à organização da área para o seu atendimento com maior agilidade e segurança nesse processo. Além da tela de visualização das informações, o painel possui um módulo para a UBC solicitar a transferência do paciente e informar suas necessidades e, outro módulo para a SRPA aceitar a transferência do paciente e informar para qual ambiente e leito o paciente deve ser encaminhado. Foi desenvolvido para estar disponível nos computadores das salas cirúrgicas e nos diferentes ambientes da SRPA, mas também para os gestores das áreas, de modo a conseguirem acompanhar o fluxo, podendo propor ajustes, auxiliar na tomada de decisão e analisar os dados históricos para considerar melhorias futuras. Também pode ser acessado em dispositivos móveis com acesso a internet, como celulares e tablets. No novo processo implementado com a utilização dessa ferramenta, a solicitação e aceite de transferência ficam sob responsabilidade da equipe de enfermagem, mas todos os profissionais da área cirúrgica tem acesso a funcionalidade.

Conclusões

O desenvolvimento do painel eletrônico mostrou ser uma estratégia valiosa para aprimorar o gerenciamento do fluxo do paciente no período perioperatório entre a UBC e SRPA. Seus benefícios incluem a otimização do trabalho em equipe, comunicação efetiva, precisão das informações, uma melhor coordenação, segurança, comunicação, gestão de recursos, análise de dados e transparência no processos de transferência do paciente entre as unidades, contribuindo para uma experiência mais positiva para os pacientes e uma operação mais eficiente e eficaz da área cirúrgica.

Palavras-chaves

Enfermagem perioperatória; Gestão em saúde; Qualidade da assistência à saúde; Gestão de recursos da equipe de assistência à saúde; Internet das coisas.

Referências

1 Wang, X, Miao He; Feng, Y. Handover Patterns in the PACU: A Review of the Literature. Journal of PeriAnesthesia Nursing; 36(2):136-41, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jopan.2020.05.005

2 Massola SC, Pinto GS. O uso da internet das coisas (IOT) a favor da saúde. Revista Interface Tecnológica. 2018; 15(2): 124-37. https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.515

Área

Recuperação Pós-Anestésica

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Katia Bottega Moraes, Fabiana Zerbieri Martins, André Teixeira da Silva, Fernanda Antunes , Rosane da Silva Veiga Pirovano, Daniel Writzl Zini , Carlise Rigon Dalla Nora