Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) trazem diversos riscos à saúde dos pacientes dos serviços hospitalares, além daqueles à saúde dos profissionais ali presentes. Sendo assim, torna-se necessário o desenvolvimento de atividades com foco na educação em saúde nas unidades hospitalares e serviços de saúde, que pode ser realizada por meio da extensão universitária.

Objetivo

Relatar a experiência dos membros do projeto de extensão “Mãos Seguras”, em relação às atividades desenvolvidas em serviços de saúde, que abordaram a temática sobre higienização das mãos dos profissionais, colaboradores e usuários dos serviços de saúde.

Método

Relatar a experiência dos membros do projeto de extensão “Mãos Seguras”, em relação às atividades desenvolvidas em serviços de saúde, que abordaram a temática sobre higienização das mãos dos profissionais, colaboradores e usuários dos serviços de saúde.

Discussão e Conclusões

As atividades do projeto “Mãos Seguras”, contemplaram palestras sobre a forma correta de HM com água e sabão e álcool em gel, dinâmica utilizando uma caixa da “verdade” e a realização de roda de conversa sobre as práticas de HM na instituição, e contou com a participação de 25 discentes e 5 docentes, e também com 1 colaborador. As ações do projeto de extensão foram baseados em aspectos teóricos e práticos sobre a importância da HM, os principais agravos que a inadequada HM pode acarretar, e demonstração da técnica correta. Em um primeiro momento foram realizadas reuniões para alinhamento das estratégias a serem realizadas no projeto e confecção de materiais lúdicos para as palestras. Nas instituições, foi utilizada a caixa da “verdade” que é constituída em material de madeira com uma luz negra em seu interior; em que se simula a HM das mãos dos participantes com solução de álcool em gel embebido com marcador colorido, e verifica-se a correta higienização da mãos colocando elas dentro da caixa, assim a luz fluorescente destaca as áreas menos higienizadas, certificando que a técnica utilizada pelo indivíduo não foi eficaz. Ainda foram realizadas apresentações audiovisuais com a temática da técnica correta da HM; e elaboração de um mural com uma árvore das mãos carimbadas pelos participantes com tinta guache verde, após disposta em todos os locais em que ocorreu a ação como simbolização e memorização.

Conclusões

Em síntese, a interação entre acadêmicos e profissionais foi de extrema importância, pois permitiu a socialização do conhecimento com o vínculo da comunidade acadêmica e propagação de aprendizado sobre a temática, favorecendo a troca de experiências, integração e bom desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, conclui-se que o projeto reforçou a atenção às medidas de segurança em relação às infecções relacionadas à assistência em saúde, além de desmistificar alguns conceitos errôneos e sanar as dúvidas existentes dos profissionais, ademais, é necessário que os profissionais relembrem as medidas preventivas, evitando danos e agravos a sua saúde de todos.

Palavras-chaves

Educação em saúde. Enfermagem. Segurança do paciente.

Referências

1. WHO. World Health Organization. World Alliance for Patient Safety: forward programme 2006-2007. Geneva (Suiça): WHO; 2006.
2. Brasil, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada -RDC n° 36, de 25 de julho de 2013. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, Seção 1, 36p.
3. Organização Pan-Americana da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual para observadores: estratégia multimodal da OMS para a melhoria da higienização das mãos. Organização Mundial da Saúde; tradução de Sátia Marine – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária., 2008. 58 p.

Área

Segurança do paciente

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Eduarda Couto Gouvea, Kamilla Vilela Araujo, Lívia Cristina Resende Izidoro, Pamela Manoela Freitas Silva, Berendina Elsina Bouwman