Dados do Trabalho


Título

RESÍDUOS DE GRAU CIRÚRGICO COMO RECURSO PARA MODELAGEM DIDÁTICA SUSTENTÁVEL DO SISTEMA URINÁRIO

Introdução

O ensino do sistema urinário apresenta alguns desafios devido à complexidade dos conceitos, a falta de recursos didáticos, a representação de imagens planas nos livros didáticos, ficando restrito às aulas expositivas, o que dificulta o seu entendimento. Os modelos didáticos tridimensionais podem contribuir para a consolidação, motivação e o aprendizado deste conteúdo, permitindo ao estudante conhecer de forma ampliada estruturas microscópicas. A utilização de materiais recicláveis, reutilizados e/ou de baixo custo para sua confecção pode ser ainda uma ferramenta eficaz no sentido de promover a articulação entre saúde e ambiente de forma sustentável e interdisciplinar.

Objetivo

Desenvolver modelos didáticos sustentáveis do sistema urinário com resíduo de grau cirúrgico de um Centro de Material e Esterilização.

Método

Trata-se de um relato de experiência de alternativas educativas para a reutilização de resíduos de graus cirúrgicos originadas a partir da orientação de um projeto Jovens Talentos.

Discussão e Conclusões

A construção dos modelos ocorreu em sete etapas a partir do conhecimento prévio dos alunos das turmas de 3º ano do ensino médio técnico acerca do sistema urinário e referências base de anatomia e fisiologia humana.

Conclusões

Tendo em vista o consumo expressivo de graus cirúrgicos em instituições de saúde, espera-se com o relato, fornecer meios sustentáveis práticos aos gestores do Centro de Material e Esterilização, a partir do reaproveitamento de resíduos de graus cirúrgicos na confecção de modelos didáticos para fins educativos no contexto da educação básica.

Palavras-chaves

Esterilização; Educação profissionalizante; Meio ambiente e saúde.

Referências

Silva TR, Silva BR, Rios TL, França JRN. Construção de modelos didáticos no ensino de ciências: uma ferramenta para facilitar a aprendizagem do sistema urinário. 2018. Enciclopédia Biosfera [Internet]. 15(28): 1385-97. Available from: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/489/462

Lima RCG, Silva CS, Andrade MFG, Donelardy AIC, Bezerra NSRF, Bessa FGCL et al. A importância dos modelos didáticos tridimensionais para o ensino de ciências. Braz. J. of Developp. [Internet]. 2020 [cited 2022 Mar 18]; 6(8): 61684-94. Available from: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15544

Área

Sustentabilidade

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Maria Eduarda Pereira Jayme, Glaice Kelly Dias Barbosa , Gisele Massante Peixoto Tracera, Elisângela Teixeira Nazario, Crystiane Ribas Batista Ribeiro