Dados do Trabalho
Título
Vídeo lúdico: desenvolvimento de ferramenta para a equipe de enfermagem no pré operatório pediátrico.
Introdução
Quando uma criança está em um hospital, é importante saber como usar a informação para diminuir a ansiedade. Desta forma, o vídeo lúdico é um recurso para a orientação cirúrgica, o que apoia a informação dita, diminui a ansiedade dos pais, melhora a compreensão e a memorização da informação e a satisfação quanto a assistência prestada ao filho. As principais razões para a ansiedade enfrentada pelis pais, quando seus filhos são submetidos ao procedimento cirúrgico, são o medo da anestesia, da ação cirúrgica, do efeito desconhecido e da dor. Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes, seja nas atividades pessoais profissionais ou até mesmo nas de lazer. Desta forma, tanto no campo da saúde quanto em outras áreas, as TICs têm o potencial de influenciar positivamente os processos de trabalho. A utilização das TICs pelos profissionais da saúde funciona como uma das ferramentas que pode facilitar a aquisição de novos saberes e o compartilhamento dos conhecimentos prévios de cada participante. A pesquisa visa capacitar as equipes de enfermagem de pré-operatório pediátrico, contribuindo para a implementação de uma ferramenta inovadora para o acolhimento às crianças e suas famílias.
Objetivo
Apresentar o processo de desenvolvimento de um vídeo lúdico, no formato animação, como ferramenta de apoio à equipe de enfermagem no acolhimento à criança no pré-operatório.
Método
Este estudo compõe uma pesquisa maior que foi iniciada a partir de uma revisão integrativa da literatura com a seguinte pergunta norteadora: quais são os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem no acolhimento à criança no pré-operatório pediátrico? A revisão de 6 artigos nacionais publicados entre 2016 e 2020 sobre o tema, revelou que as equipes de enfermagem atuantes no pré-operatório pediátrico enfrentam dificuldades quanto à aptidão dos profissionais para o manejo de experiências lúdicas que favoreçam a experiência das crianças, quanto desafios relacionais, estruturais e ambientais. Na tentativa de atender a essa demanda, foi desenvolvido um vídeo lúdico, no formato animação. O vídeo recebeu o nome de "Davi X Dodói" e foi desenvolvido em três fases: pré-produção, produção e pós-produção do vídeo.
Discussão e Conclusões
A tecnologia permite ao enfermeiro disseminar orientações sobre as mais variadas temáticas em saúde, auxiliando no cuidado em enfermagem. Deste modo, ao utilizar o recurso audiovisual, o enfermeiro oferece ao público uma base sólida de conhecimentos para que ele compreenda melhor as informações, tenha a capacidade de formar uma opinião crítica sobre determinado tema e anseie transformar o ambiente em que esta inserido, visando uma melhor qualidade de vida e satisfação pessoal. O vídeo está disponível em: https://YouTube/3JsSENw1y8.
Conclusões
Que o vídeo lúdico seja utilizado como ferramenta de apoio à equipe de enfermagem no pré-operatório pediátrico, no acolhimento à criança e sua família; favoreça processos de trabalho da equipe de enfermagem no pré-operatório pediátrico; contribua para experiências mais satisfatórias de crianças e suas famílias no pré-operatório pediátrico e atenda ao eixo quatrda Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde.
Palavras-chaves
Período pré-operatório; Enfermagem pediátrica; Pediatria; Mídia visual.
Referências
¹Landier M, et al. The position of a written document in preoperative information for pediatric surgery: A randomized controlled trial on parental anxiety, knowledge and satisfction. Journal of Pediatric Surgery, [Internet], 2017; 53(3):375-380. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.jpedsurg.2017.04.009
²Ferraz SCS. Tecnologias de enfermagem na assistência perioperatória pediátrica segura: percepção da equipe de enfermagem por meio de imagens. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.
³Dias VS, et al. Tecnologias de informação e comunicação (TICs)e a inovação das políticas públicas educacionais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 2020; 6(11):90819-90837
Área
Cirurgia infantil
Categoria
Enfoque científico
Autores
Leise Reis Flores, Flaviana Stock Rodrigues , Cristina Saling Kruel