Dados do Trabalho
Título
ENGAJAMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA A REALIZAÇÃO DO CHECK LIST DE CIRURGIA SEGURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Introdução
O programa de cirurgia segura é um dos desafios mundiais para a Segurança do Paciente, e tem como objetivo identificar riscos significativos à segurança do paciente, através de um checklist composto por três etapas: Sign In, Time Out e Sign Out. A meta 4 visa aperfeiçoar a comunicação entre os profissionais envolvidos no processo; assegurar a inclusão do paciente na marcação do local da intervenção; garantir cirurgias e procedimentos invasivos no local de intervenção correto, procedimento correto no paciente correto.
Objetivo
Relatar as estratégias realizadas para a melhoria da performance do indicador relacionado a meta 4, com foco na qualidade e segurança do paciente.
Método
Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado em um hospital geral de alta complexidade, privado da cidade de São Paulo, no período de agosto/2022 a junho/2023. A estratégia foi planejada e implementada, no Centro Cirúrgico do hospital, que conta com 18 salas cirúrgicas, onde são realizadas em média 1.500 cirurgias/mês. A estratégia iniciou-se com a implementação de um quadro de check list nas salas cirúrgicas como forma de padronizar os itens de conferência, assim como garantir que todos os itens fossem conferidos de forma homogênea por qualquer integrante da equipe assistencial. Para este processo houve o envolvimento das equipes de enfermagem, anestesiologia, cirurgiões e do escritório de qualidade. Após a implementação do quadro de verificação cirúrgica segura foi ministrado um treinamento pela liderança do bloco operatório, no qual enfatizou-se a importância da conferência dos itens de segurança, assim como engajamento da equipe de enfermagem para a sua aplicabilidade. Adotou-se uma metodologia de auditoria qualitativa e educativa com a reestruturação e aumento do time de auditores. Adicionalmente, foi conseguida a participação ativa dos enfermeiros assistenciais na conferência do Sign Out com a equipe multiprofissional, bem como, reuniões mensais com a equipe do escritório de qualidade e equipe do CC para a apresentação, discussão e a manutenção/melhoria constante dos resultados obtidos e realização de eventos científicos relacionados ao tema.
Discussão e Conclusões
Após as ações realizadas para a melhoria do processo de cirurgia segura, o indicador da meta 4, evidenciou um aumento de conformidade geral em 7%, passando de uma média 85,2% (janeiro a agosto/22) para 92,3% (setembro/22 a junho/23). Além disso, com o engajamento obtido pela equipe para a realização do Check list, o indicador apresentou uma média de 98,3%, ficando acima da meta institucional de 95%.
Conclusões
As intervenções realizadas para a melhoria do processo da meta 4, fortaleceram a realização do Check list de cirurgia segura com o envolvimento da equipe multiprofissional e da auditoria realizada pela equipe de enfermeiros do CC e escritório de qualidade, com impacto positivo na assistência ao paciente cirúrgico. A participação ativa da equipe multiprofissional na reestruturação do novo processo garantiu maior efetividade e eficácia nos resultados de indicadores assistenciais, assim como amadurecimento e entendimento da relevância de uma conferência segura durante procedimentos cirúrgicos.
Palavras-chaves
enfermagem perioperatória, segurança do paciente, Check List de Segurança do Paciente.
Referências
Ministério da Educação: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalar. Metas Internacionais de Segurança do Paciente. [Internet]. Junho de 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472013000100009.
Silva V. R., Rocha R. C., da Silva M. F., de Abreu I. M., Mendes P. M., Guimarães D. B. O., Dias S. R. S., Ferreira M. do C. S., & Avelino F. V. S. D. Desafios na utilização do checklist de cirurgia segura. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2019: 11(16), e1472. Disponível: https://doi.org/10.25248/reas.e1472.2019.
Teixeira, M. M. de S., Borges, S. do P. F., Brito, A. B. de, Alencar, S. T. B., Teixeira, L. M. de S., Teixeira, L. M. de S., & Teixeira, L. M. de S. A enfermagem frente a utilização do checklist de cirurgia segura no pós-operatório em um hospital da região do Cariri. Brazilian Journal of Development. 2020: 6(5), 29473–29480. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-412.
Área
Segurança do paciente
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Caroline Felipe Fernandes, Luana Carvalho Borsari, Adriana Moreira Noronha Simões, Felipe Vieira, Kevin Miguel Tobias, Ernane de Sousa Almeida