Dados do Trabalho
Título
Uso de métodos estatísticos avançados para validação do diagnóstico de enfermagem hipotermia (00006) no perioperatorio
Introdução
Para nomear um diagnóstico de enfermagem o enfermeiro baseia-se no julgamento clínico-cirúrgico de evidências e/ou análise de fatores contribuintes, utilizando o conhecimento adquirido em anos de estudo, na prática clínico-cirúrgica e no consumo de pesquisas científicas.
Objetivo
identificar por meio de métodos estatísticos avançados os componentes do DE Hipotermia (00006) que associam-se ao aumento de chances de sua ocorrência junto de pacientes adultos no perioperatório em Centro Cirúrgico (CC).
Método
Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, longitudinal, com avaliações repetidas, do tipo validação clínica. Participaram 255 pacientes, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, admitidos para tratamento cirúrgico eletivo com duração acima de 60 minutos no CC de um Hospital universitário de alta complexidade do interior do estado de São Paulo, excluindo-se aqueles com hipotermia induzida no intra-operatório. O instrumento de coleta de dados, foi um Histórico de Enfermagem validado e a mensuração da temperatura corporal dos participantes e do ambiente, por meio de termômetro digital infravermelho, MC-720 da OMRON. Tais dados foram obtidos em quatro Tempos (T) quais sejam, T0- recepção do paciente no CC (sala de recepção/preparo), T1- sala de Operações (SO) após indução anestésica, T2- admissão do paciente na Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA) e em T3 na alta da SRPA. As relações entre os componentes do DE Hipotermia foram avaliadas por meio de um modelo de regressão, via modelagem Generalized estimating equations GEE, que se tratam de métodos avançados para validação de DE. A anuência do estudo foi obtida sob o número 2.259.769.
Resultados
A hipotermia foi evidenciada em 82,7% dos pacientes e 83,5% apresentaram o referido DE. 87%(n=23) dos pacientes que apresentaram hipotermia em T1 e 90%(n=9) em T2 e a temperatura ambiente encontrava-se abaixo de 20º C. As características definidoras (CD) Baixa temperatura corporal acidental, Baixa temperatura corporal em pacientes adultos com lesão, Pele fria ao Toque e Vasoconstrição periférica se confirmaram nessa fase da pesquisa. E com a aplicação da GEE, outros quatro novos elementos emergiram, quais sejam: Tremor pelo frio (CD); Suprimento insuficiente de gordura subcutânea; Desnutrição e Transferência de calor por convecção e evaporação (fatores relacionados-FR). Assim, as CD que quando presentes nos participantes aumentaram as chances dele apresentar o DE Hipotermia (00006) foram Baixa temperatura corporal acidental em pacientes adultos com lesão, Calafrios e Tremor pelo frio. Já os FR que aumentaram as chances dos participantes apresentarem tal diagnóstico foram a Transferência excessiva de calor por condução, convecção e irradiação, Desnutrição e Suprimento insuficiente de gordura subcutânea.
Conclusões
Tais dados sugerem que o enfermeiro deve trabalhar com o fator de risco para o desenvolvimento de hipotermia desde o pré-operatório, uma vez que os efeitos desse quadro poderão ser minimizados e/ou até mesmo evitados no decorrer do processo cirúrgico. Entretanto, recomenda-se o aprofundamento dos estudos de DE relacionados a Hipotermia periperatória, a fim de dar visibilidade ao PE na prática cirúrgica, vislumbrando a segurança do paciente e da unidade, minimizando ainda custos desnecessários.
Palavras-chave
Estudos de Validação, Modelos estatísticos, Diagnóstico de enfermagem, Hipotermia, Classificação.
Referências
1. Guimarães LSP, Hirakata VN. Uso do modelo de Equações de Estimações Generalizadas na análise de dados longitudinais. HCPA. 2012; 32 (4): 503- 11.
2. Poveda VB. Riscos, prevenção perioperatória e cuidados com a Hipotermia. Sobbec-Revista- Ano. 6-Ed4-v1.0.indd 17. Ed especial. Dez.2019.
3. Herdman TH, Kamitsuru S, editors. NANDA International nursing diagnoses: definitions and classification, 2018–2020. Oxford: Wiley-Blackwell; 11ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 468p.
Área
SAEP
Categoria
Enfoque científico
Autores
ELAINE RIBEIRO, Erika Christiane Marocco Duran