Dados do Trabalho


Título

Gerenciamento eletrônico dos indicadores do Centro Cirúrgico

Introdução

O Hospital implantou o setor da Qualidade no ano de 2019, nesse momento ocorreu a implantação do gerenciamento através de indicadores. Os Indicadores são ferramentas de gestão utilizadas para medir e avaliar o desempenho de seus processos e gerenciá-los, visando à conquista das metas e objetivos. O Centro Cirúrgico é um setor complexo que tem como seu resultado realizar cirurgia com segurança e otimização dos recursos disponíveis no tempo definido, sem a utilização de indicadores a gestão se torna impraticável.

Objetivo

Realizar o gerenciamento eletrônico de indicadores, proporcionando conhecimento dos dados de produção, avaliação do desempenho do processo e de resultado gerando de melhorias dentro do Centro Cirúrgico.

Método

No ano de 2019, durante o mapeamento de processos do Centro Cirúrgico, junto a Coordenação de enfermagem e médica do setor, foram definidos os indicadores a serem gerenciados. No final do ano de 2019 foi adquirido pelo hospital o sistema informatizado o INTERACT para inserção destes indicadores, em paralelo foram construídos relatórios dentro do sistema eletrônico de prontuários o Tasy, e em junção com o BI Weknow. Os indicadores construídos no sistema, são alimentados pelo gestor, através dos relatórios personalizados, o gestor insere os dados, o próprio sistema gera o indicador e em seguida são inseridas no mesmo ambiente as análises críticas sobre o resultado obtido. Todos do hospital possuem acesso aos indicadores das demais áreas, e são disponibilizados dentro dos setores para o acompanhamento de toda a equipe, proporcionando uma Gestão á Vista destes resultados.

Discussão e Conclusões

Realizamos uma análise dos requisitos necessários para composição dos indicadores e levantamento da fonte utilizada para obtenção dos dados. Após este levantamento, a qualidade em parceria com a tecnologia da informação, para a criação de relatórios personalizados. Através da construção de relatórios, foi possível a inserção gradual de indicadores no hospital, saindo de 0 indicadores em 2018, para um salto de 23 indicadores em 2023. Os Indicadores acompanhados No Centro Cirúrgico são: Número de Cirurgias, % Cirurgias Urgência, % Cirurgias Eletivas, % Taxa de Ocupação, % Aumento de Cirurgias por especialidades, % Aumento do Número de Partos, % de Adesão ao Protocolo de Cirurgia Segura, Taxa de Cancelamento cirúrgico < 72 horas, Taxa de Mortalidade cirúrgica, % Conformidade no Protocolo de Hipotermia (RN), Número de Reabordagem, Número de Não Conformidade Centro Cirúrgico, Número de Incidentes, Número de Incidente e Não Conformidades Abertas,% de Conformidade no uso do Antibiótico Profilático, Taxa de Infecções do sítio cirúrgico,% Turnover Enfermagem, % Absenteísmo Enfermagem, Banco de Horas Enfermagem, e % NPS.
O acompanhamento dos resultados proporciona um melhor gerenciamento do desempenho do processo, facilitando tomadas de decisões em busca do alcance das metas alinhadas ao Planejamento Estratégico do Hospital.

Conclusões

A implantação dos indicadores e relatórios personalizados trouxe ao hospital transparência e confiabilidade dos dados. Desta forma as análises são realizadas com maior brevidade facilitando a elaboração dos planos de ação e implantação de melhorias no setor.

Palavras-chaves

INDICADORES de Gestão; GESTÃO da Informação; GERENCIAMENTO de Dados

Referências

MEZOMO, J.C. Gestão da Qualidade na Saúde: princípios básicos. São Paulo: Terra, 1995.
PALADINI, E.P. Avaliação Estratégica da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.
TAKASHINA, N.T. FLORES, M.C.X. Indicadores da Qualidade e do Desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

Área

Gestão

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Clodoaldo Jardim Vieira, Damiana Santana de Freitas, Cristiane Maria Leonel, Mariane Rizzetto Coelho Paura, Tatiana de Lima Romão, Suellen Dias Lacerda Costa, Erika Fernanda de Brito Varandas