Dados do Trabalho


Título

EFETIVIDADE DO PICOLE MENTOLADO SOBRE AS CARACTERISTICAS DEFINIDORAS DA SEDE: ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO

Introdução

A multifatoriedade causal da sede perioperatória, sintoma prevalente e distressor, impõe um desafio para sua identificação e mensuração na prática clínica, sendo ainda subvalorizada e subtratada. A recente proposição diagnóstica Sede Perioperatória para NANDA-I contempla suas Características Definidoras, agregando novos instrumentos para avaliação da sede neste cenário. Métodos que se utilizam de estratégias frias e mentoladas mostram-se efetivos para saciar a sede por acionar mecanismos de saciedade pré-absortiva. Estudar o efeito do picolé mentolado sobre as Características Definidoras da Sede, ampliam o escopo de compreensão sobre como estas estratégias atuam e beneficiam o paciente.

Objetivo

Avaliar a efetividade do picolé mentolado em comparação ao cuidado usual, em voluntários, quanto as características definidoras do proposto Diagnóstico de Enfermagem Sede Perioperatória, após indução endovenosa da sede.

Método

Ensaio clínico randomizado em paralelo. Amostra composta por 30 voluntários saudáveis, aleatorizados em dois grupos: grupo controle (GC) cuidado usual (jejum) e grupo experimental (GE) picolé mentolado com indução da sede por infusão hipertônica. O estudo ocorreu em um laboratório de análises clínicas do norte do Paraná. As variáveis foram avaliadas antes (M0) e após a infusão da solução hipertônica 2% (M1) e foram repetidos a cada 15 minutos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE 33419120.9.0000.523 e foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) com número RBR-4gxbszn.

Resultados

Houve diferença estatística entre os GC e GE em relação as características definidoras da sede. Houve diferença entres os momentos inicial (M1) e momento final (M4) para boca seca (p=0,000), vontade de beber água (p= 0,004), lábios ressecados (P=0,004), saliva grossa (p=0,002), constante deglutição de saliva (p=0,016) e gosto ruim na boca (p=0,016)

Conclusões

A utilização do picolé mentolado quando comparado com o cuidado usual, mostrou-se efetivo para minorar as características definidoras da sede do proposto Diagnóstico de Enfermagem Sede Perioperatória. As repercussões do uso do picolé mentolado vão além da diminuição da intensidade da sede, conferindo redução sensível no desconfortos prementes relacionados a este sintoma e promovendo uma experiência cirúrgica mais positiva para o paciente. A realização de pesquisas em laboratório com indução da sede em seres humanos, raramente encontrados em literatura, constituem um avanço nos estudos sobre este sintoma na área de enfermagem.

Palavras-chave

Diagnóstico de Enfermagem; Sede; Período perioperatório; Cuidados de Enfermagem.

Referências

ARMSTRONG LE, KAVOURAS SA. Thirst and Drinking Paradigms: Evolution from
Single Factor Effects to Brainwide Dynamic Networks. Nutrients. 2019, V.11, n.12, p. 2864.

CARROL H. Redefining thirst: A conceptual four-compartment model characterizing types of thirst, and their underlying mechanisms and interactions. NutriXiv 2020, p. 1-47.

NASCIMENTO LA, LOPES MVO, FONSECA LF. Development and validation of a new nursing diagnosis: Perioperative thirst. Int. J. Nurs. Knowl. 2021, v. 32, n. 4., p. 253- 261.


Área

Outros

Categoria

Enfoque científico

Autores

Thammy Nakaya, Marilia Ferrari Conchon, Leonel Alves Nascimento, Lígia Fahl Fonseca