Dados do Trabalho


Título

HIPOTERMIA NAO INTENCIONAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A ARTROPLASTIA DE QUADRIL: OCORRENCIA E FATORES ASSOCIADOS

Introdução

A hipotermia é caracterizada como temperatura corporal inferior a 36oC, circunstância na qual o organismo é incapaz de manter calor ideal para a manutenção de suas atividades vitais. A hipotermia relacionada ao procedimento anestésico-cirúrgico é um estado clínico, no qual o organismo apresenta capacidade ineficaz em regular a temperatura corporal. É considerada não intencional, pois não é programada. Os efeitos da hipotermia além de causar desconforto térmico, pode acarretar complicações, prejudicar a recuperação dos pacientes e aumentar o risco de mortalidade.
Justificativa: Dada a relevância no controle da temperatura no período intraoperatório, principalmente do paciente submetido à artroplastia de quadril, que geralmente são idosos e possuem a regulação de calor comprometida devido às mudanças fisiológicas do envelhecimento.

Objetivo

Verificar a ocorrência e os fatores associados da hipotermia não intencional em pacientes submetidos a artroplastia de quadril.

Método

Pesquisa de campo, retrospectiva, descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa, realizada em hospital privado do município de São Paulo. A amostra foi composta por 76 prontuários de pacientes cirúrgicos adultos, que foram submetidos a artroplastia de quadril, no período de setembro a dezembro de 2021. A coleta de dados aconteceu por meio de acesso ao prontuário eletrônico e preenchimento do instrumento de coleta de dados. As variáveis quantitativas foram apresentadas por frequências e porcentagens e as qualitativas por média, mediana e desvio padrão. Nas comparações entre as variáveis foram usados os testes Qui-Quadrado. Foi adotado nível de significância de 5%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição sede do estudo, de acordo com as normas e preceitos éticos da Resolução 466/2012, sob CAAE: 54717221.7.0000.0071 e Parecer: 5.485.798.

Resultados

Em relação às características dos pacientes, entre os que compuseram a amostra: 57,89% eram do sexo feminino; com idade média de 66,96 anos; 73,68% com diagnóstico de osteoartrose e 81,58% estavam sob regime de internação hospitalar. No que tange as características da cirurgia: todos foram submetidos a técnica cirúrgica convencional; 78,94% foram classificados com risco cirúrgico II, de acordo com American Society of Anesthesiology (ASA); 97,37% foram submetidos à artroplastia total de quadril; 85,53% sob técnica de fixação cimentada; 69,73% submetidos à bloqueio regional associado à sedação; com tempo de cirurgia médio de 01:34h. No que se refere à avaliação da temperatura, no período intraoperatório foi de 17,10%; no pós-operatório imediato (POI): na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) 57,89% e setor de internação 100%. Foi realizada prevenção de hipotermia em todos os pacientes, por meio de manta térmica. A ocorrência de hipotermia esteve presente em 76,92% no período intraoperatório; 70,45% no POI em SRPA; 84,21% no POI entre os setores de internação, com maior prevalência nos setores de cuidados intensivos (p=0,016). Observou-se presença de complicações em 11,84% no período intraoperatório e 6,57% complicações no pós-operatório mediato, após alta hospitalar.

Conclusões

A presente pesquisa estudou a ocorrência de hipotermia entre os pacientes cirúrgicos, submetidos à artroplastia de quadril e constatou o quanto é negligenciada no período intraoperatório, diante da baixa adesão na avaliação da temperatura. Dessa forma, é imperativo o envolvimento da equipe perioperatória na implementação de melhores práticas, visando a detecção precoce e prevenção entre os pacientes com mais risco, direcionando uma assistência efetiva e prevenção de possíveis complicações.

Palavras-chave

Procedimentos Ortopédicos. Hipotermia. Fatores de Risco. Enfermagem Perioperatória. Assistência centrada no paciente.

Referências

- Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem perioperatória e processamento de produtos para a saúde. 8a ed. rev. atual. São Paulo: Andreoli; 2021.
- Madrid E, Urrútia G, Roqué i Figuls M, Pardo-Hernandez H, Campos JM, et al. Active body surface warming systems for preventing complications caused by inadvertent perioperative hypothermia in adults. Cochrane Database Syst Rev. 2016 Apr 21;4(4):CD009016. doi: 10.1002/14651858.CD009016.pub2. PMID: 27098439; PMCID: PMC8687605.
- Martins LP, Oliveira J, Oliveira Junior NJ, Rigiel F, Arregino DS. O enfermeiro frente às complicações da hipotermia no pós-operatório imediato. Ver Enferm.UFPI. 2019; 8(1): 68-73.

Área

Outros

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Diego José da Silva Moreira, Rachel de Carvalho, Wanessa Alves Federico