Dados do Trabalho
Título
QUALIDADE DE VIDA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRURGICO: REVISAO SISTEMATICA
Introdução
O centro cirúrgico é tido como uma das áreas de maiores complexidades de um hospital, mediante a assistência que é prestada ao paciente que pode apresentar riscos e periculosidades. Diante desse cenário, a equipe de enfermagem que atua no centro cirúrgico está suscetível a variados agravos em sua qualidade de vida, como estresse e desgaste físico.
Objetivo
Compreender a qualidade de vida da equipe de enfermagem em centro cirúrgico de unidades hospitalares públicas brasileiras.
Método
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, de natureza qualitativa, utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Virtual de Enfermagem COFEN (BVE) e o Scientific Electronic Library Online (SciELO). O período de realização do estudo foi entre os meses de maio e novembro de 2022. Foram incluídas bibliografias nacionais e internacionais publicadas em língua portuguesa, inglesa e espanhola entre os anos de 2012 e 2022; estudos completos, finalizados e indexados em pelo menos uma das bases de dados eletrônicos supracitadas; estudos exploratórios transversais realizados em unidades hospitalares públicas brasileiras. Foram catalogadas 1.728 literaturas a partir da associação dos descritores em ciências da saúde dentro das bases de dados, das quais 34 se mostraram elegíveis para a revisão após aplicação dos critérios de inclusão. Para apresentar a sistematização da seleção das obras, foi utilizado o Fluxograma PRISMA FLOW DIAGRAM. Além disso, as bibliografias foram organizadas de acordo com as regiões do país as quais as pesquisas se realizaram.
Resultados
A região com maior quantidade de estudos foi a região Sul (n = 20), seguida da região Sudeste (n = 6). Enquanto isso, as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte apresentaram 5, 2 e 1 estudos, respectivamente. Observou-se que a maioria das equipes de enfermagem em centro cirúrgico investigadas nas literaturas apresentaram déficits em sua qualidade de vida e mesmo as equipes que apresentaram níveis adequados, possuíam pontos negativos de alerta. A equipe de enfermagem foi identificada como a articuladora e supervisora do centro cirúrgico, adquirindo função gerencial, assistencial, organizadora, entre outras. Nessas perspectivas, foi observado que a grande importância dessa equipe culmina em um ambiente de altas cobranças e exigências, aspectos esses que influenciam em sua qualidade de vida. Os principais pontos levantados como prejudiciais à qualidade de vida foram: estresse, sobrecarga de trabalho, ausência de profissionais para suprir a demanda do serviço, ausência de infraestrutura adequada para execução das atividades, falta de recursos materiais e lacunas no sistema organizacional dos centros cirúrgicos.
Conclusões
A alta responsabilidade da equipe de enfermagem em centro cirúrgico é fator determinante para que os efeitos negativos na qualidade de vida sejam observados. Salienta-se a necessidade de que os pontos de agravos à qualidade de vida da equipe de enfermagem sejam analisados pelos gestores. Além disso, reforça-se a necessidade que novas pesquisas dessa natureza sejam realizadas, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste que apresentaram menores números de estudos observados na revisão.
Palavras-chaves
Centro Cirúrgico; Enfermagem Perioperatória; Enfermagem Cirúrgica; Qualidade de Vida; Satisfação.
Referências
1. Amaral JF, Ribeiro JP, Paixão DX. Qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem em ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. Espaç. Saúde. 2015;16(1):66-74.
2. Correggio TC, Amante LN, Barbosa SF. Avaliação da cultura de segurança do paciente em Centro Cirúrgico. Rev Sobecc. 2014;19(2):67-73. http://dx.doi.org/10.4322/sobecc.2014.012
3. Fraga MSR, Calvetti PÜ, Lazzarotto AR. A qualidade de vida dos profissionais da enfermagem que atuam no centro cirúrgico. Barbarói. 2019;1(53):251-260. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12986
Área
Saúde do Trabalhador
Categoria
Enfoque científico
Autores
Lucas Rafael Santos, Thays Dutra Chiarato, Kátia Regina Gomes Bruno