Dados do Trabalho


Título

A TELEENFERMAGEM PRE-OPERATORIA REDUZ O ESTRESSE E O CANCELAMENTO CIRURGICO EM PACIENTES ONCOLOGICOS

Introdução

As dificuldades na realização do autocuidado no pré-operatório são comuns em pacientes cirúrgicos e se traduzem em cancelamentos cirúrgicos por motivos relacionados aos próprios pacientes. Como estratégia, a visita pré-operatória de enfermagem é indicada, entretanto, torna-se um desafio realizar a visita em pacientes que aguardam pela cirurgia em suas residências. Então, considerando o avanço da telenfermagem, questiona-se: a telenfermagem pré-operatória pode diminuir o nível de estresse e o número de cancelamento cirúrgico relacionado ao paciente oncológico?

Objetivo

Avaliar o impacto da telenfermagem pré-operatória sobre o estresse e o número de cancelamento cirúrgico relacionado ao paciente oncológico.

Método

Estudo experimental do tipo somente pós-teste com grupo controle realizado em um hospital filantrópico, qual atende rede privada e SUS (Sistema Único de Saúde). A coleta de dados ocorreu entre abril-junho/2023. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 5.300.124/53930821.7.0000.0062. Participaram do estudo pacientes cirúrgicos oncológicos de qualquer segmento corporal, adultos ou idosos, com agendamento cirúrgico eletivo e pertencente ao convênio SUS no hospital de pesquisa, que aguardavam pela data da cirurgia em sua residência e que concordaram em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes foram designados para o grupo controle e grupo intervenção através da amostragem aleatória simples. O grupo controle recebeu orientações padrão advindos de consultas pré-operatórias presenciais com profissionais de saúde, qual não incluía a enfermagem. Já o grupo intervenção recebeu orientações de autocuidado pré-operatório via ligação telefônica, de uma enfermeira, 24h antes da cirurgia além de receberem orientação escrita via WhatsApp®, ao término da ligação. Este e outros documentos que deram suporte à telenfermagem (protocolo, roteiro, fluxograma e formulário) foram construídos, validados e avaliados baseados no Sistema de Apoio Educacional da Teoria dos Sistemas de Enfermagem de Orem através de um estudo metodológico prévio. Ambos os grupos foram avaliados quanto ao estresse pré-operatório através da escala B-MEPS (Brief Measure of Preoperative Emotional Stress), no momento que aguardavam pela cirurgia na porta do Centro Cirúrgico. Além disso, foi verificado o número de cancelamento cirúrgico relacionado ao paciente. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial.

Resultados

Ao total 160 pacientes foram avaliados, com 80 pacientes em cada grupo, onde as características sociodemográficas foram semelhantes. A amostra predominante foi de pacientes do sexo feminino (64%), idosos (60%), com escolaridade de 1º a 4º série (41%) e submetidos a cirurgia do aparelho digestivo, ginecologia e mastologia (61%). Quanto ao nível de estresse pré-operatório (B-MPES) os pacientes do grupo intervenção relataram baixo estresse emocional em comparação ao grupo controle (p<0,05). Sobre o cancelamento cirúrgico por motivos relacionados aos pacientes no grupo intervenção não houve cancelamento enquanto no grupo controle 17 pacientes tiveram suas cirurgias canceladas por: falta do paciente, não realização da reserva de sangue, impossibilidade clínica e não realização do jejum. Esse quantitativo de cirurgias canceladas, que não puderam ser substituídas por outras, representou uma ociosidade de sala cirúrgica de aproximadamente 45 horas.

Conclusões

A telenfermagem é uma ferramenta executável para a promoção de orientações pré-operatórias, capaz de minimizar o estresse e diminuir o cancelamento cirúrgico relacionado ao paciente, gerando um impacto positivo quanto a experiência cirúrgica para o paciente e otimizando o gerenciamento de custos para a instituição.

Palavras-chave

TELENFERMAGEM; PERÍODO pré-operatório; ONCOLOGIA cirúrgica; ESTRESSE psicológico; SUSPENSÃO de tratamento

Referências

Suh SR, Lee MK. Effects of Nurse-Led Telephone-Based Supportive Interventions for Patients With Cancer: A Meta-Analysis. Oncology Nursing Forum. 2017 Jul 1;44(4):E168–84.
Manso MEG, Maresti LTP, Aosti AV. Nursing care and teleorientation in Brazil. Nursing & Care Open Access Journal. 2018 Apr 23;5(2).
Fregene T, Wintle S, Venkat Raman V, Edmond H, Rizvi S. Making the experience of elective surgery better. BMJ Open Quality. 2017 Aug;6(2):e000079.

Área

Gestão

Categoria

Enfoque na prática

Autores

CARLA APARECIDA DO NASCIMENTO MOZER, JULIANA DO CARMO GONÇALVES, LORENA BARROS FURIERI, MIRIAN FIORESI