Dados do Trabalho
Título
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO APOIO AS BOAS PRATICAS NA REANIMAÇAO CARDIOPULMONAR: REVISAO DE ESCOPO
Introdução
Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação súbita da atividade mecânica do coração, identificada pela ausência de pulso e movimentos respiratórios. Para a reversão desta situação, é necessário que sejam realizadas atividades de intervenção rápidas, coordenadas, padronizadas e assertivas. Considerando que os danos ao paciente aumentam a cada minuto sem as manobras adequadas de reanimação cardiopulmonar e desfibrilação, é primordial o treinamento das equipes de saúde. Nesta perspectiva, as tecnologias educacionais surgem como ferramentas que auxiliam nas capacitações, possibilitando o desenvolvimento de competências técnicas e cognitivas.
Objetivo
Objetivo: Mapear tecnologias educacionais capazes de apoiar as boas práticas em Reanimação
cardiopulmonar.
Método
Método: Revisão de escopo, desenvolvida em seis bases de dados, seguindo as orientações do Joanna Briggs Institute e do guia internacional PRISMA-ScR. Inclusos estudos primários publicados na íntegra, nos idiomas inglês, português e espanhol. A coleta de dados ocorreu entre janeiro a março de 2022. Os resultados consideraram as evidências quanto à tecnologia educacional identificada.
Resultados
Resultados: Foram recuperados 821 artigos, sendo 10 selecionados para análise. Predominaram artigos oriundos dos EUA, com método observacional. A tecnologia educacional que se destacou no desenvolvimento de capacitações foi o uso da simulação em ambientes controlados de alta fidelidade. As recomendações para uso desta tecnologia evidenciam oportunidade de troca de informação entre participantes, melhora da comunicação, aprimoramento das habilidades, tomada de decisão e desempenho.
Conclusões
Conclusões: As recomendações evidenciadas podem subsidiar um planejamento para treinamentos de reanimação cardiopulmonar de alto desempenho, promovendo o desenvolvimento de intervenções durante a atividade, proporcionando melhor desempenho da equipe.
Palavras-chaves
Educação Continuada; Equipe de Saúde; Reanimação Cardiopulmonar; Tecnologias Educacionais.
Referências
American Heart Association (AHA) et al. Destaques das Diretrizes de RCP e ACE
de 2020 da American Heart Association da versão português Hélio Penna Guimarães.
Projeto de Destaques das Diretrizes da AHA: AHA, 2020. Available: https://cpr.heart.org/-/media/CPR-Files/CPR- GuidelinesFiles/Highlights/Hghlghts_2020ECCGuidelines_Portuguese.pdf.
Amante LN, Knihs NDS, Antunes L, Girondi JBR, Farias GFD, Candemil IL. Problem Based Learning aplicado ao ensino de enfermagem pelo ambiente virtual de aprendizagem: estudo qualitativo. Enfermagem Brasil. 2021;20(1):53-67. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v20i1.4456
Souza ACC, Moreira TMM, Borges JWP. Development of an appearance validity instrument for educational technology in health. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 6):e20190559. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0559
Área
Inovações em educação
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Juliana Trierveiler, Neide da Silva Knihs, Letícia Marie Sakai, Aline Lima Pestana Magalhães, Keyla Cristiane do Nascimento