Dados do Trabalho
Título
O PROCESSO CUIDAR-EDUCAR EM SEDE PERIOPERATORIA PARA ALEM DO CENTRO CIRURGICO: UM OLHAR DE ENFERMEIROS
Introdução
A sede perioperatória é conceituada como uma experiência sensorial, fisiológica e subjetiva que se refere ao desejo de ingerir água para restabelecer a homeostase dos líquidos corporais(1). Vale destacar que a maioria dos pacientes cirúrgicos irão sofrer com ela, visto que estão inseridos no grupo com maior risco para desenvolvê-la. Pensando nisso, o Grupo de Estudo e Pesquisa da Sede na Universidade Estadual de Londrina criou o Modelo de Manejo da Sede(2). Esse modelo já foi implantado no hospital em estudo nas realidades do bloco cirúrgico e no Centro de Tratamento de Queimados. Posto isto, é preciso enfatizar que entre os focos de relevância designados ao papel do enfermeiro está a educação da equipe de enfermagem, paciente e familiares. Nesse contexto, emerge a tecnologia cuidativo-educacional (TCE) que consiste em uma maneira inovadora de compreender as proposições tecnológicas em cenários práticos alicerçados em pesquisas na enfermagem(3). Uma das etapas da construção de uma TCE é a contextualização do tema para entender profundamente a raiz do problema e explorar suas nuances na prática profissional, de modo a agir sobre a sede de forma sinérgica para solucionar o sofrimento do paciente.
Objetivo
Conhecer a concepção de enfermeiros sobre o processo cuidar-educar em sede perioperatória nas unidades de internação cirúrgica para a produção de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional.
Método
Estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, ancorado pela participação de especialistas sobre sede perioperatória e enfermeiros supervisores de um hospital público terciário do norte do Paraná, totalizando 11 participantes. Os dados foram coletados por meio de grupos focais realizados no mês de junho de 2022 e tiveram duração máxima de uma hora e meia. A posteriori, sucedeu-se a análise de conteúdo de Bardin. A apresentação dos resultados foi estabelecida por um diagrama por meio da teoria do iceberg. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética sob o número do CAEE nº 56898222.6.0000.523.
Resultados
Emergiram seis categorias: “a sede perioperatória no alvo das estratégias educativas” desdobrou-se nas subcategorias “utilização de recursos didático-pedagógicos” e “conteúdos essenciais na produção da TCE”; “as emoções como fonte essencial na sensibilização” concentrou-se na importância das emoções para aprendizagem sobre sede perioperatória e sentimento de frustração e impotência da enfermagem; “o protagonismo da enfermagem” refletiu a importância do manejo da sede e o enfermeiro como autoridade na prestação desse cuidado; “o engajamento da equipe multiprofissional” representa a necessidade de expandir o processo educativo, uma vez que há o emprego de diferentes funções em que cada profissional desempenha na assistência ao paciente cirúrgico nas unidades de internação; “o impacto da cultura organizacional e liderança” retratou o desconhecimento da sede pelos líderes e gestores do hospital e consequente sub-valorização institucional; e “as barreiras no processo cuidar-educar” foi contemplado pelas subcategorias “tradução das evidências científicas sobre sede perioperatória para a prática profissional da enfermagem” e “desafios na sustentabilidade da aplicação do conhecimento na prática profissional”.
Conclusões
Constatou-se que a necessidade de educar a enfermagem é apenas a ponta do iceberg. Os achados viabilizam a produção e aplicação de uma TCE. Trouxe recomendações para uma educação gamificada e a importância da aprendizagem emocional. O enfermeiro como agente de mudança foi destaque ao perceber o envolvimento multiprofissional como fator indispensável.
Palavras-chave
Sede; Tecnologia; Enfermagem Perioperatória.
Referências
Conchon MF, Nascimento LA, Fonseca LF, Aroni P. Perioperative thirst: an analysis from the perspective of the symptom management theory. Rev. Escola Enferm. USP. 2015;49(1):122-128.
Nascimento LA, Garcia AKA, Conchon MF, Aroni P, Pierotti I, Martins PR, et al. Advances in the Management of Perioperative Patients’ Thirst. AORN J. 2020;111(2):165–79.
Salbego C, Nietsche EA, Teixeira E, Girardon-Perlini NMO, Wild CF, Ilha S. Care-educational technologies: an emerging concept of the praxis of nurses in a hospital context. Rev Bras Enferm. 2018;71(6):2666–2674.
Área
Inovações em educação
Categoria
Enfoque científico
Autores
Samia Hussein Barakat, Karine Silva de Oliveira , Lígia Fahl Fonseca, Marília Ferrari Conchon