Dados do Trabalho
Título
Relato de Experiência Implementação de protocolo de segurança do paciente para o procedimento anestésico utilizando o ciclo PDCA
Introdução
Garantir a segurança do paciente no processo anestésico/cirúrgico tem sido considerada em todo o mundo um dos principais desafios das equipes multidisciplinares. A qualidade da assistência prestada é de suma importância e vem ao encontro dos avanços técnico-científicos em na área hospitalar, que se desenvolvem cada vez mais visando proporcionar a segurança do paciente através de competências e habilidades especificas de cada profissional, desenvolvendo suas atividades de maneira eficaz e segura. A implementação de medidas que viabilizem essa prática, é fundamental para todos os profissionais envolvidos nesse processo.
Objetivo
Implementar um protocolo de segurança do paciente para o procedimento anestésico em formato checklist em um Centro Cirúrgico de hospital de ensino do interior paulista.
Método
Optou-se pelo ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) que é um modelo repetitivo de quatro estágios para melhoria contínua na gestão da qualidade, que se refere às iniciais de Plan (planejar), Do (implementar), Check (verificar) e Action (agir). Desta forma, o ciclo PDCA foi implementada de janeiro a junho de 2023, e as etapas são descritas a seguir: (1) Planejamento. a) Foi realizada uma revisão da literatura nacional e internacional a fim de buscar um protocolo validado e/ou evidências científicas que subsidiassem esse processo; e b) uma análise situacional do serviço a fim de identificar necessidades e determinar prioridades de ação; (2) Implementação. a) Escolha do protocolo na literatura; b) adequação do protocolo às características do serviço; c) validação do conteúdo do protocolo com a equipe multi (enfermagem e anestesiologistas); d) treinamento do protocolo e do preenchimento do checklist com a equipe; e) realização de um piloto em procedimentos elencados como sensíveis; (3) Verificação: A implementação do protocolo foi avaliada por meio do número de impressos preenchidos corretamente no período estipulado, bem como pelo número de intercorrências registradas. (4) Ação: A enfermeira acompanhou os problemas identificados e tomou medidas para garantir a eficácia e segurança da assistência anestésica.
Resultados
A partir da revisão de literatura, foi selecionado o protocolo proposto e validado por Lemos (2017)¹ e elencados os procedimentos com anestesia geral da cirurgia cardíaca como prioridades da ação. A seguir, foi realizado uma adequação do protocolo às características do serviço e validação dessa adequação do conteúdo e do layout do impresso por 4 enfermeiros assistenciais do bloco operatório, 5 técnicos de enfermagem que atuam junto à equipe de anestesia e 8 médicos anestesiologistas. Esses profissionais fizeram várias sugestões pertinentes, que foram acatadas. Para a implementação do protocolo e do checklist, foi realizado um treinamento com a equipe e estipulado um mês de aplicação para avaliação (junho/2023). Neste período foram realizadas 18 cirurgias cardíacas, e todas tiveram o preenchimento correto do checklist. As principais intercorrências registradas foram falha durante o teste do equipamento de anestesia, identificação de via aérea difícil e acesso venoso inadequado. A enfermeira acompanhou as intercorrências identificadas e a equipe multidisciplinar tomou medidas para garantir a segurança da assistência anestésica.
Conclusões
A implementação desse protocolo contribuiu para aprimorar a qualidade e segurança do processo anestésico, atendendo ao objetivo de garantir a segurança do paciente e melhorar a prática dos profissionais envolvidos nesse processo.
Palavras-chave
Segurança do paciente; Anestesia; Lista de Checagem; Enfermagem Perioperatória.
Referências
1. Lemos CS, Poveda VB, Peniche ACG. Construction and validation of a nursing care protocol in anesthesia. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2017;25:e2952. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2143.2952
Área
Segurança do paciente
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Regina Maria Silva Feu Santos , suzimar se Fátima Benato Fusco, Luis Fernando Affini Borsoi, Alexandre Oliveira Silva, Aline Rafaela Calisto Santos Sousa, Luciana Cristina Rigon, Adriane Costa e Silva Rodrigues Piva