Dados do Trabalho
Título
HISTORIA EM QUADRINHOS EM SEGURANÇA CIRURGICA: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Introdução
A segurança do paciente cirúrgico constitui um grande desafio, exigindo o desenvolvimento de novas estratégias que estimulem o fortalecimento da cultura de segurança entre as equipes que atuam neste cenário, considerando que a complexidade do cuidado ao paciente no período transoperatório pode torná-lo mais suscetível a erros (GUTIERRES et al., 2018). Neste cenário, as histórias em quadrinhos baseadas no storytelling, enquanto tecnologias educacionais, poderiam contribuir para esta lacuna, por meio da qual se conta uma história com relevância ao leitor, estimulando sua identificação com personagens, local e enredo da história, estabelecendo uma ponte com a sua vivência, de forma que o emocional seja tocado sob um enredo envolvente (SANTOS, 2016).
Objetivo
Desenvolver uma tecnologia educacional, do tipo história em quadrinhos baseada no método storytelling sobre segurança cirúrgica no período transoperatório.
Método
Estudo de desenvolvimento tecnológico, realizado em 2020, com fundamentação teórica a partir das normativas vigentes no país sobre segurança cirúrgica e etapas da Jornada do Herói (a partida, a iniciação, o retorno) segundo Campbell (1949). Um storyboard foi criado para estruturar a apresentação da narrativa. A capa e ilustrações foram criadas a partir de modelos customizáveis na plataforma Freepik©, editadas no Adobe Illustrator© e compiladas no Keynote©.
Resultados
A história em quadrinhos desenvolvida apresenta 60 cenas, em 27 páginas, com acesso livre por meio de link a partir de qualquer dispositivo móvel ou desktop. O enredo trata da história do enfermeiro André, recém formado, que após um erro grave cometido durante uma cirurgia no hospital onde trabalha, se vê desafiado a evitar os erros, e através da ajuda de um mentor descobre que a lista de verificação de segurança cirúrgica pode ser a solução. Assim, André tenta convencer sua equipe a utilizar este instrumento para melhorar a segurança do paciente no centro cirúrgico. A tecnologia encontra-se disponível para acesso público por meio do link: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216896.
Conclusões
O estudo permitiu o desenvolvimento de uma história em quadrinhos, a partir de recomendações nacionais e internacionais. O produto desenvolvido poderá trazer implicações para a prática assistencial, por meio de uma estratégia lúdica, com potencial para despertar discussões sobre o tema, reforçando a importância da adequada aplicação da lista de verificação de segurança cirúrgica. Resultados quanto a validação do conteúdo da história em quadrinhos será apresentado em outro manuscrito.
Palavras-chave
Segurança do paciente; Enfermagem cirúrgica; Tecnologia educacional
Referências
GUTIERRES, L.S. et al. Good practices for patient safety in the operating room: nurses' recommendations. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 71, n. 6, p.2775-2782, 2018. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0449.
SANTOS, L.S. Storytelling: O poder da narrativa estratégica dentro do branding e marketing. 24f. TCC (Graduação) - Curso de Branding & Business, Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.
CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/ Pensamento, 1949. 199p. Disponível em: https://projetophronesis.files.wordpress.com/2009/08/joseph-campbell-oheroi-de-mil-faces-rev.pdf
Área
Inovações em educação
Categoria
Enfoque científico
Autores
Ana Graziela Alvarez, Gabriéli Azevedo dos Santos, Neide da Silva Knihs, Daniela Couto Carvalho Barra