Dados do Trabalho


Título

AUDITORIA DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRURGICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Introdução

A auditoria traduz-se em um importante instrumento de apoio a gestão profissional das empresas de saúde, pois reduz desperdícios e perdas, fortalece os controles internos e diminui ou elimina os riscos.

Objetivo

tem como objetivo levantar e analisar os instrumentos de trabalho no processo de auditoria, as dificuldades encontradas neste processo no centro cirúrgico e a importância do enfermeiro auditor.

Método

Trata-se de uma revisão de literatura no ano de 2021, realizada por meio de publicações que já receberam tratamento analítico, constituído principalmente por artigos. Esta seguiu as seguintes etapas: Para a busca, utilizaram-se as seguintes palavras-chave: auditoria, enfermagem e centro cirúrgico, conforme os Descritores em Ciências da Saúde. A pesquisa foi feita na Biblioteca Virtual em Saúde, google acadêmico e base de dados do Scielo.
Os critérios de inclusão foram: considerados apenas artigos e teses de doutorado e mestrado publicados em português e de publicação recente. Como critérios de exclusão foram descartadas literaturas que não possibilitasse acesso integral ao texto.
As informações extraídas dos artigos foram colocadas em tabela para melhor visualização, contendo elementos relacionados ao titulo, periódico, ano de publicação, tipo de estudo e relação com o objeto em estudo. Posteriormente os artigos foram organizados segundo categorias de discussão, conforme o conteúdo dos textos.

Resultados

Existem dois tipos de auditoria que pode ser utilizada no centro cirúrgico: a retrospectiva e a operacional ou recorrente. A auditoria retrospectiva é feita após a alta do paciente e utiliza o prontuário para avaliação. A auditoria operacional ou recorrente é feita enquanto o paciente está hospitalizado ou em atendimento ambulatorial.
o tipo de auditoria mais comumente utilizada no centro cirúrgico é a retrospectiva que não necessita de um auditor na hora da assistência prestada ao paciente, porém esse tipo de auditoria encontra dificuldades devido à registros incompletos ou não detalhados sobre a assistência prestada.
No que se refere a auditoria concorrente, traz as seguintes dificuldades para a sua implantação, mudanças de processos, a sistematização do fluxo entre faturamento, auditoria e mudança do fluxo. Mas, existem benéficos da auditoria concorrente realizada no centro cirúrgico para a auditoria interna hospitalar, visto que a conta já sai faturada e auditada do centro cirúrgico.
a enfermagem é uma das poucas profissões que teve na sua formação um embasamento cientifico formado pela influência de várias outras ciências, em especial, as Ciências da Administração e a Contábil. Com isso, o Enfermeiro torna-se o profissional mais habilitado para o método da auditoria em saúde, sem mencionar que sua assistência e seus cuidados representam grande parte das ações desenvolvidas e dos gastos gerados dentro das instituições, sendo o espelho da qualidade da saúde.

Conclusões

Conclui-se que os principais entraves na realização da auditoria do centro cirúrgico está atrelado as falhas dos registros das atividades e procedimentos realizados pelos profissionais da assistência.
Assim, este estudo, servirá de auxílio para tomadas de decisões, auxiliando enfermeiros, pesquisadores e chefias de instituições de saúde, no sentido de desencadear discussões e ações voltadas à melhoria dos padrões de qualidade dos registros de prontuários.

Palavras-chaves

Auditoria. Enfermagem. Centro Cirúrgico

Referências

SILVEIRA, Andresa Thomé; SILVEIRA, Thiago Thomé; TREVISO, Patrícia. Auditoria nos registros em centro cirúrgico. Revista de Administração em Saúde, v. 18, n. 72, 2018.
COSTA, Cláudia Raíssa da Silveira; ALBUQUERQUE, Amanda Oliveira Bernardino Cavalcanti de. Desafios da Auditoria de Enfermagem no Centro Cirúrgico. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem). Faculdade Integrada de Pernambuco 2018.

Área

Outros

Categoria

Enfoque científico

Autores

Tatiane Dos Santos Oliveira, Lais Pereira de Sá das Virgens, Rosilene Aguiar dos Santos Silveira Lima