Dados do Trabalho
Título
Estratégias educativas para capacitação técnica em instrumentação de cirurgias complexas: um relato de experiência
Introdução
O centro cirúrgico (CC) é considerado um cenário de alto risco e complexidade, exigindo dos profissionais que ali trabalham competências e habilidades técnicas específicas para garantir uma assistência segura. Requer dos profissionais conhecimento de diferentes especialidades e de elevada densidade tecnológica.1 Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem não se concentra apenas em um ambiente tradicional de educação, professor e aluno, e sim em utilizar a experiências e habilidades humanas, como recursos de educação dos profissionais de saúde. Para que as habilidades técnicas sejam utilizadas como objeto de capacitação dos profissionais da saúde.
Objetivo
Relatar a experiência de estratégia educativa para capacitação e habilitação de técnicos de enfermagem para instrumentação em especialidades cirúrgicas.
Método
Relato de experiência, desenvolvido com profissionais, técnico de enfermagem instrumentadores, de um centro cirúrgico de um hospital privado de grande porte de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no ano de 2022. A estratégia de capacitação deu-se por meio de um cronograma educativo pautado pela teoria de saber-fazer, que trata-se do despertar do conhecimento por diferentes perspectivas, tais como, competência, integração do conhecimento, aplicabilidade prática e reconhecimento da complexidade do processo.
Discussão e Conclusões
A capacitação abordou uma estratégia de habilitar os profissionais por meio de saturação de informação e aplicabilidade prática, independente do tempo necessário para o aprendizado. Este foi construído individualizado, para que possibilitasse a todos os participantes o alcance das metas de aprendizado do processo de instrumentação cirúrgica em especialidades complexas, respeitando-se as características individuais. No período, capacitou-se 35 técnicos de enfermagem instrumentadores, em quatro especialidades cirúrgicas: cirurgia neurológica, cirurgia ortopédica, cirurgia cardíaca e cirurgia robótica. O monitoramento das competências adquiridas foi realizado por meio de porcentagem de aproveitamento, onde para estar habilitado a instrumentar as especialidades cirúrgicas acima citadas, o profissional deveria atingir o percentual de 100% de aproveitamento na especialidade cirúrgica. Quanto ao turno de origem dos profissionais, 62% dos participantes eram do turno da tarde, ratificando os estudo que atribuem a este turno o maior turnover nos serviços de saúde.2
Conclusões
A estratégia educacional para capacitação e habilitação de técnicos de enfermagem para instrumentação em especialidades cirúrgicas foi positiva no contexto aplicado. A capacitação e qualificação dos profissionais atuantes no processo cirúrgico, fortalece a importância do papel da enfermagem no processo de segurança cirúrgica.
Palavras-chaves
Enfermagem perioperatória; Capacitação Profissional; Papel do profissional de enfermagem; Centros cirúrgicos; Desenvolvimento de pessoal
Referências
1. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais https://www.scielo.br/j/rgenf/a/GCCd3Fykn6dvqDc6dkCqHbM/?lang=pt
2. Balabanian, Y. C. C., & Monteiro, M. I. (2019). Factors related to voluntary external turnover of nursing professionals. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 53.
3. Pereira, E. B. F., Modesto, B. C. M., Valença, M. P., da Silva Junior, W. S., & de Souza, C. F. Q. (2017). Desenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem para capacitação em hipertermia maligna. Rev. Sobecc, 22(4), 180-187.
Área
Inovações em educação
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Carolina Borba Rizzi, Giovana Galimbert Stange, Vagner Silva da Rosa