Dados do Trabalho


Título

Protagonismo da Enfermagem: acompanhamento anestésico durante o transporte do paciente crítico por enfermeiro

Introdução

O Transporte Intra-Hospitalar (TIH) é o processo de transferência de pacientes entre áreas do hospital para realização de exames ou procedimentos. Por ser uma atividade frequente em ambiente hospitalar, pode resultar em eventos adversos, com uma incidência que pode chegar a quase 80%1, requerendo a presença de um profissional médico capacitado. Uma estratégia para realizar o TIH de pacientes graves, visando a redução de eventos adversos, é a adoção do Acompanhamento Anestésico por profissional anestesista2. Essa abordagem consiste no acompanhamento contínuo do paciente pelo anestesista durante todo o processo de TIH, incluindo o procedimento ou exame realizado. Com a crescente demanda por TIH do paciente crítico e semicrítico nos mais variados setores de intervenção e medicina diagnóstica da instituição deste estudo, buscou-se uma forma de garantir um serviço ágil e de qualidade, pautado na segurança e satisfação dos clientes, ao mesmo que tempo que reduzisse a sobrecarga de trabalho dos anestesistas e permitisse a priorização do uso de hora médica para procedimentos de alta complexidade. Assim, a implantação de um protocolo de atendimento de enfermagem para Acompanhamento Anestésico poderia otimizar a hora médica?

Objetivo

Relatar a implantação de um serviço de acompanhamento anestésico durante o transporte de pacientes críticos por enfermeiros, e otimizar o emprego dos recursos humanos do Serviço de Anestesiologia de um hospital extra porte, localizado em São Paulo – SP/Brasil.

Método

Foi realizado em 2011 um processo de análise do serviço de acompanhamento anestésico durante o TIH do paciente critico dividido em 2 fases: 1- levantamento das características do Acompanhamento Anestésico, em que se observou que em 68% dos casos não se justificava o acompanhamento integral por profissional médico por ausência de critérios de gravidade (Ventilação mecânica, rebaixamento de nível de consciência, etc); 2 - levantamento do tempo de Acompanhamento Anestésico durante o transporte intra-hospitalar, em que demonstrou que a otimização da hora médica, se o transporte fosse realizado por profissional da enfermagem, seria em torno de 45% (46min em média). Após a análise, em 2012, foi realizada a implantação de um protocolo de Acompanhamento Anestésico durante o TIH por enfermeiros sob a supervisão de um médico anestesista. O modelo foi construído utilizando uma classificação dos pacientes em Alto Risco e Baixo Risco, para critério de transporte pelo anestesista ou pelo enfermeiro, respectivamente. A classificação foi realizada pelo anestesista após avaliação do paciente, e cada anestesista poderia supervisionar até três TIH realizados por enfermeiros simultaneamente. Após a construção do modelo e aprovação da diretoria, foi realizada contratação de equipe de enfermeiros e treinamento teórico e prático específico.

Discussão e Conclusões

No período de 66 meses analisados após a implantação do protocolo, foram realizados 20.700 acompanhamentos anestésicos, uma média de 10,4 acompanhamentos por dia. Do total de TIH, 60% foram realizados exclusivamente por enfermeiros sob supervisão de um anestesista.

Conclusões

A enfermagem possui um importante e ainda crescente papel dentro dos mais diversos serviços hospitalares. Foi possível observar que a construção de um protocolo de transporte do paciente crítico possibilitou um processo eficiente, de qualidade, otimizando a hora médica e tornando a enfermagem protagonista de uma atividade antes realizada exclusivamente pelo profissional médico.

Palavras-chaves

Transferência de pacientes; Enfermagem; Avaliação de processos e resultados em cuidados de saúde.

Referências

1 Zhang W, Lv J, Zhao J, Ma X, Li X, Gu H, et al. Proactive risk assessment of intrahospital transport of critically ill patients from emergency department to intensive care unit in a teaching hospital and its implications. Journal of Clinical Nursing. 2021 Oct 8;

2 Sharma A, Parveez M, Yaddanapudi L, Saini V, Kajal K. Critical events during intra-hospital transport of critically ill patients to and from intensive care unit. Turkish Journal of Emergency Medicine. 2020;20(3):135.

Área

Outros

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Viviane Pereira Costa Suzuki, Caroline Menezes Santos, Vinicus Fahd Barchin, Adriana Castro Catuaba