Dados do Trabalho


Título

Responsabilidade compartilhada: vínculo entre a Central de Materiais e Esterilização e suas interfaces

Introdução

A Central de Material e Esterilização (CME) é uma área de apoio, em que o cuidado prestado ao paciente ocorre indiretamente, por meio de equipamentos e processos, por isso, a relevância do trabalho precisa ser vista pelas equipes da instituição para ser reconhecida1.

Objetivo

Apresentar aos colaboradores do setor de emergência as etapas do processamento de materiais realizados pela CME, aprimorando conhecimentos e construindo vínculos entre a unidade fornecedora de materiais, e as áreas que prestam assistência direta ao paciente.

Método

Estudo descritivo, de intervenção educativa, desenvolvido no mês de outubro de 2022, com 45 colaboradores do serviço de emergência de uma instituição privada do Sul do Brasil. Utilizou-se a estratégia de visitação guiada na CME grupos de 5 participantes. Foram realizadas visitas educativas com objetivo de expor aos colaboradores a vivência da CME, revelando as interfaces da unidade e apresentando seus impactos nas rotinas hospitalares. O desenvolvimento do trabalho constitui-se em três etapas: divulgação da intervenção e convite para o setor de emergência, inscrições e organização dos grupos e a visita propriamente dita.

Discussão e Conclusões

Participaram da visita guiada 45 colaboradores da emergência, divididos em dez grupos, nos turnos manhã, tarde e noite. As visitas foram conduzidas pelo enfermeiro da CME, com duração de uma hora. Explanou-se sobre os processos de trabalho, e também oportunizou-se conhecimento das dependências, materiais e equipamentos utilizados para o processamento de materiais. Assim, os participantes sentiram-se confortáveis em observar, perguntar e sanar dúvidas sobre o trabalho da CME. Como proposta de melhoria, os participantes organizaram um grupo de referência para gerenciamento dos materiais usados na unidade de emergência.

Conclusões

A visibilidade da CME e a importância da contribuição no processo de cuidado seguro, são métodos que precisam ser apresentados para os profissionais de saúde, pois muitos desconhecem as diversidades das atividades realizadas na CME e o conhecimento exigido.

Palavras-chaves

Centro de esterilização; Educação continuada em enfermagem; Educação em saúde.

Referências

COSTA, Janaína Anchieta; FUGULIN, Fernanda Maria Togeiro. Identificação da carga de trabalho da enfermagem em Centro de Material e Esterilização. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 54, 2020.

Área

Inovações em educação

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Renata Pereira Silva Artioli, Maricel Correa Silveira, Emanuelle Dalberto Camilotti, Maria Anobes Bonet Grespan Fagundes, Tiago Claro Maurer, Camila Lemos