Dados do Trabalho
Título
INDICADORES DE QUALIDADE PARA PREVENÇAO E CONTROLE DE INFECÇAO : REVISAO INTEGRATIVA
Introdução
Os Indicadores de Qualidade são medidas quantitativas para reavaliar, replanejar e reorganizar as atividades do serviço contribuindo no controle e tomada de decisão, além de, sustentar a qualidade do serviço prestado e compreender fenômenos complexos no processo de trabalho1,2.
Objetivo
Objetivo geral: Analisar os indicadores de qualidade de infecção de sítio cirúrgico. Objetivos específicos: identificar os indicadores mais utilizados; descrever os principais componentes para prevenção e controle de infecção descritos na literatura; identificar os resultados das ações realizadas para prevenção e controle das infecções de sítio cirúrgico.
Método
O estudo é uma revisão integrativa, analítica, a partir de evidências da aplicação dos indicadores de qualidade na prática de serviço do centro cirúrgico. A pesquisa foi realizada a partir do portal Biblioteca Virtual de Saúde com os seguintes descritores: Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Procedimentos Cirúrgicos Operatórios e Centro Cirúrgico Hospitalar. As bases de dados consultadas foram: MEDLINE, LILACS e BDENF - Enfermagem nos idiomas: português, inglês e espanhol e intervalo de publicação: últimos 5 anos (2018 a 2023). Foram excluídos estudos secundários, teses e dissertações e opiniões.
Resultados
De 60 estudos foram selecionados sete que abordavam a temática destes, 5 estudos estão diretamente relacionados à implementação dos indicadores na prática de prevenção de infecção do paciente cirúrgico e a melhoria da assistência. Tais resultados demonstram correlação com agendamento cirúrgico, antecedentes do paciente, registros diários no prontuário, tipo de cirurgia, processo de trabalho do profissional da saúde e serviços gerais de limpeza de sala. Dois estudos abordaram assuntos complementares como os diferentes métodos de limpeza e desinfecção das superfícies da sala operatória, sendo, mobílias e equipamentos e, a aplicação de rastreadores a partir dos prontuários do paciente cirúrgico para a identificação de medicamentos e prescrições de cuidados para prevenção de eventos adversos no centro cirúrgico.
Conclusões
Diante da análise da pesquisa apresentada, vale ressaltar que os indicadores de qualidade vem para demonstrar estatisticamente o que melhorar na assistência do paciente e como racionalizar o processo de trabalho no auxílio de uma gestão eficiente do bloco operatório. Além de, expor cientificamente a ligação com o equilíbrio de infecção de sítio cirúrgico e sua prevenção.
Palavras-chaves
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Centro Cirúrgico Hospitalar; Enfermagem Perioperatória.
Referências
1 Bitencourt GR, de Melo Ferreira AF, Praça do Amaral MH de S, Renault SMG, da Silva JO, dos Santos KM. USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE. Rev. baiana enferm. v.35. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844.
2 Sousa LR de, Mazzo A, Almeida ACF de, Tonello C, Lourençone LFM. AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA GESTÃO DO CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL TERCIÁRIO. Medicina (Ribeirão Preto). Rev. Universidade de São Paulo (USP). v.55(1):e-183676. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/183676.
Área
Gestão
Categoria
Enfoque científico
Autores
Beatriz Zago Lupepsa, Gabriela Encarnação Leandro, Giovanna de Salles Rocha, Luisa Arietti Andriotti, Danielly Negrão Guassú Nogueira, Marília Ferrari Conchon, Cibele Cristina Tramontini Fuganti