Dados do Trabalho
Título
Indicadores para Avaliação do Desempenho do Serviço de Enfermagem de um Centro Cirúrgico Oncológico
Introdução
Introdução: O centro cirúrgico é um setor de alta complexidade e especificidade. Nesse contexto, cabe ao enfermeiro a gestão da estrutura e dos processos que ali se desenvolvem. A avaliação de desempenho do serviço de enfermagem é uma importante estratégia para o diagnóstico e melhoria dos processos do centro cirúrgico, já que os profissionais de enfermagem estão inseridos, direta ou indiretamente, em todos os processos de trabalho desse ambiente1.
Objetivo
Propor indicadores para avaliação de desempenho do serviço de enfermagem de um centro cirúrgico especializado no tratamento de câncer de mama, considerando as particularidades desse contexto.
Método
Estudo de caso realizado em um centro cirúrgico especializado no tratamento de câncer de mama, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, com dados primários (entrevista com o gestor) e secundários (análise da descrição das atividades prescritas para os enfermeiros). A transcrição da entrevista foi realizada com auxílio do programa reshape, as falas do gestor revisadas e validadas por ele, e as informações obtidas foram analisadas detalhadamente pela pesquisadora/facilitadora com auxílio do programa MAXQDA. Cada etapa da construção dos indicadores propostos foi legitimada com o gestor e auxiliou na confirmação da fidedignidade e relevância das informações prestadas para o contexto do estudo. Para a construção dos indicadores do modelo de Avaliação de Desempenho, foi adotada a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA)2. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 40119720.5.0000.5274).
Discussão e Conclusões
Foram identificados oito aspectos, dos quais quatro foram selecionados (Comunicação; Trabalho em equipe; recursos humanos; e Visita pré-operatória de enfermagem). Em relação ao aspecto comunicação, foi proposto o indicador “Quantidade de checklist completo para os itens (Pulseira de Identificação confere com relato do paciente, matrícula e prontuário; paciente confirma tipo de procedimento e local da cirurgia), com contribuição de 25% no modelo de Avaliação de Desempenho. Para avaliação do trabalho em equipe, com contribuição de 20% foi proposto o indicador “Quantidade de resposta/avaliação do gestor para a questão — Variando entre 0 e 10, como você classificaria o trabalho em equipe da enfermagem no centro cirúrgico hoje? — considerando 0 como nada satisfatório e 10 como muito satisfatório”. Em relação ao aspecto Recursos humanos, contribuindo com 35%, foi proposto o indicador “Quantidade de horas de enfermagem disponíveis” e Com base no aspecto Visita pré-operatória, foi proposto o indicador “Percentual de visitas pré-operatórias realizadas a cada 15 dias”, com contribuição de 20%.
Conclusões
A principal contribuição gerada por este estudo foi a proposta singular desses indicadores construídos que irão fornecer subsídios ao decisor para o monitoramento do desempenho, controle das atividades relacionadas a esses aspectos, permitindo a realização das atividades de enfermagem com regularidade, eficiência e segurança. Os indicadores e as informações geradas nortearão a gestão de enfermagem na identificação dos potenciais serviços avaliados, proporcionando mais segurança no planejamento de ações que impactam nas atividades do centro cirúrgico. Os principais aspectos de preocupação identificados e representadas nos indicadores de avaliação estão alinhadas a literatura. Este estudo também contempla sua contribuição teórica, uma vez que há carência, na literatura, de indicadores/modelos que avaliem, singularmente, o desempenho do serviço de enfermagem.
Palavras-chaves
CENTRO Cirúrgico Hospitalar; ENFERMAGEM Oncológica; AVALIAÇÃO de Desempenho Profissional.
Referências
1. Challinor J. Global Oncology Nursing Recruitment and Retention: A SWOT Analysis. Semin Oncol Nurs. 2023;39(1):151361. doi: 10.1016/j.soncn.2022.151361.
2. Aires RFF, Salgado CCR. A Multi-Criteria Approach to Assess the Performance of the Brazilian Unified Health System. Int J Environ Res Public Health. 2022;19(18):11478. doi: 10.3390/ijerph191811478.
Área
Gestão
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Márcia Cesar Aragão, Juliano Dos Santos, Renata Cabrelli Sousa de Oliveira, LIvia Gomes Da Silva, Sandra Rolim Ensslin