Dados do Trabalho


Título

Competências da enfermeira na cirurgia robótica

Introdução

o centro cirúrgico é classificado como uma área crítica de acesso restrito, por ser considerado ambiente com alto risco de transmissão de infeção, práticas de trabalho complexas e uso de equipamentos altamente tecnológicos1.Dentro desse cenário, o enfermeiro perioperatório, deve possuir conhecimento científico e habilidade técnica para atender às demandas do paciente cirúrgico e dominar os avanços tecnológicos2. Entre os progressos da tecnologia cirúrgica, encontra-se a cirurgia robótica, uma cirurgia minimamente invasiva realizada com o auxílio do robô sob a condução de manobras do cirurgião em um console robótico cirúrgico3.Com a expansão das plataformas robóticas no país e o crescimento do número de procedimentos cirúrgicos, o enfermeiro perioperatório tem buscado qualificação para atender a esta crescente demanda, sendo a especialização em cirurgia robótica uma alternativa para desenvolvimento de competências para assistir o paciente cirúrgico de forma segura no contexto da cirurgia robótica2.

Objetivo

Analisar a produção científica acerca das competências do enfermeiro na cirurgia robótica.

Método

Foi realizada uma revisão integrativa que investigou a produção de conhecimento sobre as competências do enfermeiro na cirurgia robótica. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) no período de 2018 a 2022. Os termos de busca utilizados na LILACS e BDENF foram “Enfermagem” AND “Cirurgia” AND “Robótica”. Na MEDLINE, os termos usados foram “Nursing” AND “Surgery” AND “Robotics”. A coleta ocorreu no período de setembro a dezembro de 2022.

Resultados

a amostra dessa revisão constituiu-se de 10 publicações recentes. Após a análise dos artigos incluídos na revisão, em relação as contribuições da atuação do enfermeiro na prática da cirurgia robótica, três artigos inferem que entre as competências do enfermeiro na cirurgia robótica estão atividades para gestão e implementação do programa de cirurgia robótica, quatro artigos relatam atividades do enfermeiro relacionadas segurança do paciente durante posicionamento cirúrgico do paciente em cirurgia robótica e três artigos descrevem as atividades realizadas no preparo e manuseio do robô que são executadas pelo enfermeiro assistencial.

Conclusões

Os dados analisados permitiram refletir que as competências do enfermeiro na cirurgia robótica estão concentradas nas dimensões gerenciais e assistências. O enfermeiro pode assumir posições estratégicas de governança e assistência no programa robótico, uma vez que este profissional de saúde seja qualificado para desenvolver uma série de atividades que demandam conhecimento específico para o embasamento de suas ações e práticas no centro cirúrgico. Entretanto, não se localizou contribuições nas dimensões educacionais de formação e pesquisa para enfermagem na cirurgia robótica, um tópico a ser enfocado por estudos futuros, considerando a relevância do papel do enfermeiro na cirurgia robótica.

Palavras-chaves

Enfermagem; Cirurgia; Robótica.

Referências

1. Associação Brasileira de enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para saúde. 8. ed. Barueri: Manole, 2021.
2. Pinto EV, Lunardi LS, Treviso P, Botene DZ de A. Atuação do enfermeiro na cirurgia robótica: desafios e perspectivas. Rev SOBECC [Internet]. v.23, n.1, p. 43-51, 2018.
3. Martins RC, Trevilato DD, Jost MT, Caregnato RCA. Nursing performance in robotic surgeries: integrative review. Rev Bras Enferm. [internet].v.72, n.2, p. 795-800, 2021.



Área

Robótica

Categoria

Enfoque científico

Autores

ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Ana Luiz Vasconcelos, Michele de Oliveira Costa, Lisimara Nascimento da Cruz , Aline Quelle Reis Silva , Denise Santos do Amor Divino, Maria Samya Carvalho Machado