Dados do Trabalho
Título
INDICADORES DE QUALIDADE OPERACIONAL DA CME: REVISAO INTEGRATIVA
Introdução
A qualidade vem sendo conceituada como valor importantíssimo em todas as áreas estudadas. Para que a qualidade possa ser mensurada, faz-se necessário a elaboração de indicadores que possam traduzi-la numericamente.
Objetivo
Este trabalho é uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo selecionar os indicadores que se encaixem melhor ao processo de trabalho no CME, comtemplando suas necessidades e complexidades.
Método
Para a seleção dos artigos utilizaram-se as bases de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientifi c Eletronic Library Online (SCIELO). Os artigos incluídos foram os da língua portuguesa do Brasil e com textos completos, disponíveis para acesso on-line. Foram encontrados 5 artigos, dos quais 3 atendiam aos critérios de inclusão e constituíram a amostra.
Resultados
Foram encontrados 5 artigos, dos quais 3 atendiam aos critérios de inclusão e constituíram a amostra. Os indicadores mais relevantes estavam relacionados com recolhimento de artigos danificados/incompletos, limpeza dos artigos, artigos reprocessados, artigos dispensados fora dos padrões e razão de artigos dispensados/solicitados.
Conclusões
Concluiu-se que todos os indicadores elaborados devem passar por validação, independentemente da existência e relevância da repercussão de práticas de processamento, na prática assistencial. Além disso, a coleta dos dados deve estar inserida nas rotinas da equipe, tendo local de registro nos formulários utilizados cotidianamente ou já inserido no sistema de informação utilizado para registro das etapas do processamento. Como também, se percebeu a necessidade de maior incentivo a pesquisa desta prática no ambiente da Central de Material e Esterilização.
Palavras-chaves
Indicadores, qualidade, Central de Material e Esterilização.
Referências
GRAZIANO, Kazuko e cols. Indicadores de avaliação do processamento de artigos odonto-médico-hospitalares: elaboração e validação. Rev Esc Enferm USP 2009; 43(Esp 2):1174-80
BERETA, Renata e Cols. Uso de indicadores em centro de material e esterilização em um hospital de ensino. Revista Cuidarte Enfermagem, 2011 janeiro-junho; 5(1):16-23.
KLUCK, M.; GUIMARÃES, JR.; FERREIRA, J.; PROMPT, C.A. A gestão da qualidade assistencial do Hospital das Clínicas de Porto Alegre: implementação e validação de indicadores. Rev Adm Saúde 2008; 10(40):97-102.
DONABEDIAN, Avedi. Saúde & Cidadania. Qualidade na gestão local de serviços e ações de saúde. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania). [acesso em 2009 mar 13]. Disponível em: http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_03/03_05.html.
DUARTE, I.G.; FERREIRA, D.P. Uso de indicadores na gestão de um centro cirúrgico. Rev Adm Saúde. 2006; 8(31):63-70.
MARX, L.C. Gestão de enfermagem voltada a resultados. In: Marx LC. Competências de enfermagem: sedimentadas no sistema primary nurse. Petrópolis, RJ: EPUB; 2006. p. 143-7.
AMARAL, Juliana. Indicadores de qualidade em enfermagem com ênfase no centro cirúrgico: revisão integrativa da literatura. Rev. SOBECC, São Paulo. JAN./MAR. 2017; 22(1): 42-51
FUSCO, S.F.B. Análise dos indicadores de qualidade de centros de material e esterilização de hospitais públicos acreditados. Texto Contexto Enferm. 2014;23(2):426 33.
Área
Gestão
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Josivan Agassis, Tatiane Freire